Filhote ‘radical’ pega carona nas costas da mãe capivara para atravessar lagoa no interior de SP; vídeo


Biólogo explica que a cena é inusitada, pois capivaras não possuem patas feitas para agarrar nos pelos das mães e, normalmente, preferem entrar na água. Filhote de capivara pega carona nas costas da mãe para atrevessar lagoa em Itu
Um filhote de capivara decidiu que não queria molhar as patinhas e subiu nas costas da mãe para atravessar uma lagoa, em Itu, interior de São Paulo. A cena foi registrada por câmeras de monitoramento da vida selvagem do Núcleo da Floresta de São Roque (SP). Assista acima.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O flagrante da “carona radical” aconteceu na segunda-feira (21), em uma lagoa do bairro Itaim Mirim. Na imagem, é possível ver a pequena capivara se esforçando para se equilibrar nas costas da mãe, enquanto seus irmãos seguem dentro da água.
Segundo o biólogo Rafael Mana, da equipe de veterinários do Centro de Reabilitação Animal Silvestre (Cras) Núcleo da Floresta de São Roque (SP), a cena é incomum, uma vez que capivaras normalmente preferem entrar na água e seguir as mães.
“É muito curioso um comportamento desse, porque capivaras normalmente não sobem em cima da mãe. Os filhotes, eles vão acompanhando a mãe pela água. Este é um filhotinho bem radical”, comentou.
Filhote de capivara foi flagrando ‘pegando carona’ nas costas da mãe em Itu (SP)
Núcleo da Floresta/Reprodução
De acordo com o biólogo, provavelmente a mãe chamou os filhotes que estavam em um barranco para mudar de lugar. E, ao invés de entrar na água como os irmãos, um filhote acabou subindo nas costas da mãe capivara.
Algumas espécies possuem o costume de carregar os filhotes nas costas, como saruês, cuícas, macacos, tamanduás e preguiças. Isso porque as patas destes animais têm características que permitem que eles se agarrem nos pelos. Já as capivaras possuem patas feitas para cavar e nadar, o que, segundo Rafael, torna o flagrante ainda mais curioso e engraçado
O biólogo ainda salienta que as capivaras são animais protegidos por lei e que possuem importante função ecológica. “As capivaras acabaram ficando mal vistas com a questão da febre maculosa e tudo mais, como um animal malquisto dentro dos condomínios, mas são animais muito legais, bonitinhos e importantes”, finalizou Rafael.
Capivaras são animais protegidos por lei, segundo biólogo de São Roque (SP)
Núcleo da Floresta/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Bookmark the permalink.