Sepulturas esquecidas há anos têm restos mortais removidos em Joinville

Sepulturas esquecidas têm restos mortais removidos em Joinville

Sepulturas esquecidas há anos têm restos mortais removidos em Joinville – Foto: Secom/Divulgação/ND

A Sama (Secretaria de Meio Ambiente de Joinville) retomou, nessa segunda-feira (28), a ação de requalificação do Cemitério Municipal Rio Bonito. A iniciativa prevê a remoção de restos mortais de sepulturas abandonadas, que serão encaminhados ao Ossário Municipal.

Ao todo, 160 sepulturas localizadas na Quadra 1 do cemitério devem passar pelo processo nos próximos dias. A ação é amparada por um edital publicado no Diário Oficial do Município em maio de 2023, que convocou os responsáveis por 282 sepulturas em situação de abandono ou sem identificação.

O município informou que realizou ampla divulgação nos bairros Rio Bonito e Pirabeiraba para alertar os familiares sobre a possibilidade de regularizar as sepulturas junto à Caserf (Central de Atendimento do Serviço Funerário). Caso não haja manifestação dentro do prazo, os restos são removidos conforme legislação.

São consideradas em estado de abandono as sepulturas sem manutenção, em ruínas, sem identificação ou benfeitorias. A medida busca garantir segurança, salubridade e adequação ambiental ao espaço.

Para aonde vão os restos mortais?

Os restos mortais removidos são armazenados em recipientes lacrados e identificados. Eles permanecem no Ossário Municipal por até três anos. Durante esse período, as famílias ainda podem indicar novo local de destino.

Após o prazo, o material poderá ser cremado ou transferido para ossário coletivo, de acordo com decreto municipal.

Depois da remoção, o local será preparado para receber novas sepulturas. Segundo a Sama, as novas estruturas seguem normas ambientais: são construídas sobre o solo, em alvenaria e com impermeabilização para evitar contaminações.

Cemitério Municipal Nossa Senhora de Fátima

Além do Rio Bonito, a prefeitura iniciou a fase de regularização no Cemitério Municipal Nossa Senhora de Fátima. Um novo edital foi publicado para a Quadra 1 do local. O atendimento às famílias ocorre pelo WhatsApp da Caserf: (47) 98805-3252.

Bookmark the permalink.