Lady Gaga era fã de Madonna, mas virou rival; entenda a treta entre as duas (e o fim dela)


Cantoras têm muito mais em comum do que seus mega shows em Copacabana. Elas fizeram as pazes após provocações e hoje se tratam com carinho. Madonna e Lady Gaga posam com Oscar de melhor canção original por ‘Shallow’
Reprodução
Bem antes de seus mega shows em Copacabana, Lady Gaga e Madonna já tinham muito em comum. Vamos lá. Elas são mulheres ítalo-americanas com uma carreira voltada para música dançante, shows teatrais, looks chamativos, controvérsias aos montes e uma carreira de eras bem definidas.
Madonna sempre esteve entre as inspirações de Gaga. Saca só os agradecimentos do encarte de “The Fame”, álbum de estreia do Mother Monster, de 2008: “Gostaria de agradecer a Andy Warhol, David Bowie, Prince, Madonna e Chanel.”
A relação começou como admiração, mas virou rivalidade. Durante a turnê MDNA, em 2012, Madonna provocou Lady Gaga ao incluir um trecho de “Born This Way” na performance de “Express Yourself”, duas canções com arranjo parecido. Na sequência, ela cantava “She’s Not Me”.
A provocação foi clara: Madonna tentou mostrar que as duas canções eram semelhantes e depois emendou o refrão: “Ela não sou eu / Ela não tem meu nome / Ela nunca vai ter o que eu tenho”.
GAGA NO RIO: Guia para o show
LOOKS: 18 ideias de roupas
ESTREIA: O setlist no Coachella
A performance de “She’s Not Me” na turnê Sticky & Sweet, entre 2008 e 2009, trouxe Madonna interagindo com dançarinas vestidas como ela em diferentes fases da carreira. O recado era o mesmo: ninguém poderia ser igual a ela.
Da sacada de hotel no Rio, em 2012, Lady Gaga joga sacos de biscoitos para fãs
Delson Silva/AgNews
Em 2012, Madonna e Gaga vieram ao Brasil. A Rainha do Pop passou por aqui em dezembro e a Mother Monster cantou em novembro. Gaga era uma então novidade do pop de 26 anos e Madonna já era uma veterana de 54: tinha mais tempo de carreira do que sua então rival tinha de vida.
“Eu sempre a admirei. Continuo a admirá-la, independentemente do que ela pense de mim”, comentou a popstar em seu documentário “Gaga: Five Foot Two”, de 2017. “Por mais respeito que eu tenha por ela como artista, nunca consegui aceitar o fato de que ela não me olharia nos olhos e me diria algo pejorativo.”
O fim da rivalidade?
Em 2019, as duas posaram juntas em uma festa pós-cerimônia do Oscar promovida por Madonna. Abraçada pela veterana, Gaga segura seu Oscar recém-conquistado de canção original por “Shallow”.
Nos últimos anos, as provocações mútuas acabaram e agora uma só cita a outra com carinho. Foi o que aconteceu em 2023, quando Gaga comentou em um vídeo de Madonna sobre o anúncio da turnê de 40 anos que passou pelo Rio. “Te amamos, M”, escreveu.
Em 2024, Madonna errou o nome da cidade em que estava se apresentando. “Vocês estão chateados por eu ter dito ‘Oi, Boston?’ Me desculpem! Que merda foi essa? Isso seria tipo vocês me dizerem: ‘Ei, Lady Gaga!’. Eu não teria gostado disso”, comentou Madonna, durante show em Toronto, no Canadá.
“Quer dizer, nada contra a Gaga, mesmo. Eu a amo. É sério! Eu amo qualquer uma que seja mais baixa que eu”, ela completou.
RANKING: Todos os clipes de Gaga na ordem
Os clipes de Gaga: g1 coloca todos os 25 vídeos da cantora na ordem (do pior ao melhor)
Bookmark the permalink.