Por trás das férias perfeitas: trabalhadores mantêm o turismo ‘de pé’ em Balneário Camboriú

Foto mostra um trabalhador de atrativo turístico de costas

Balneário Camboriú é sinônimo de oportunidade para quem busca postos de trabalho  – Foto: Divulgação/Grupo Oceanic

Além da construção civil e do mercado imobiliário, o turismo mantém Balneário Camboriú no topo da lista de desejo de muitos brasileiros. Ao planejar passar uns dias de férias na cidade, uma família aproveita serviços em hotéis, restaurantes, bares, casas de eventos e em atrações turísticas.

E, para que tudo isso funcione da melhor forma possível, lá estão eles: os trabalhadores do setor. Enquanto muitos tiram férias, outros tiram sustento para pagar as contas na cidade que tem o metro quadrado mais caro do país. Neste Dia do Trabalhador, o ND Mais conversou com dois personagens que ajudam a fazer a cidade se manter como objeto de cobiça.

“Os trabalhadores fazem com que, através do ótimo atendimento, os turistas e visitantes sintam-se felizes , encantados e, o mais importante: que divulguem e voltem. Somos prestadores de serviços , nosso lema é agradar e bem servir”, destaca Olga Ferreira, presidente do Sechobar (Sindicato dos Trabalhadores em Hospedagem e Gastronomia), com sede em Balneário Camboriú.

Foto ilustrativa mostra atendimento do ramo hoteleiro

Hotéis, restaurantes, bares e similares colecionam oportunidades de emprego em Balneário Camboriú. – Foto: Divulgação Freepik/ND

Busca por uma vida melhor

Entre hotéis, bares, casas noturnas, restaurantes, motéis, sorveterias, cafeterias, os municípios que formam a base setorial do Sechobar (Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras e Barra Velha), somam mais de 12 mil trabalhadores.

Um deles é Adelmo de Lima Farias, de 51 anos. Natural de Coronel Vivida, no sudoeste do Paraná, encontrou em Balneário Camboriú a chance de sua vida: há 25 anos, trocou de endereço e, encontrou na profissão de garçom, uma oportunidade.

Imagem ilustrativa mostra garçom anotando pedido em tablet

Adelmo começou carreira como garçom em Balneário Camboriú. – Foto: Divulgação Freepik/ND

“Vim à procura de uma vida melhor, afinal aqui não falta trabalho para quem leva a sério, com comprometimento e responsabilidade. Tive pouco estudo, vim do interior, mas nada que com esforço e dedicação não seja superado”, contou ao ND Mais.

Com o passar do tempo,  ele juntou dinheiro para trazer a mulher e os filhos para Santa Catarina. Hoje, conquistou o cargo de gerência em um restaurante tradicional da cidade.

“É uma arte, né? Tratar, atender pessoas, alimentar, cuidar das pessoas quando elas optam por um estabelecimento. Se de tantas opções ele escolheu a gente, então vamos tratar esse cliente bem”, enfatiza.

Oportunidade de crescimento e trabalho em equipe

Ainda no ramo turístico, mas desta vez em uma das atrações da cidade, trabalha Daniela Duarte Corrêa, coordenadora de Operações do parque Aventura Jurássica. O Grupo Oceanic, dono do parque e de outros atrativos turísticos, tem hoje mais de 500 funcionários apenas em Santa Catarina.

Foto de Daniela Duarte Corrêa com dois bonecos de dinossauros

Daniela foi promovida logo nos primeiros meses na empresa. – Foto: Arquivo pessoal/ND

Daniela trabalha no parque desde novembro de 2023, meses após a abertura do equipamento turístico. Seu interesse inicial era trabalhar na área comercial, mas logo foi contratada como líder de loja. Em menos de um mês na empresa, Daniela conseguiu uma promoção.

“Nesse período muitas vagas foram abertas, muitas oportunidades de emprego foram dadas aqui dentro, de crescimento interno também. Vi muita gente crescer, ter oportunidade de mostrar o seu trabalho, de se desenvolver, fazer cursos e poder estar ocupando cargos de gestão, de liderança”, diz.

A estratégia da bacharel em psicologia foi entrar de cabeça na qualificação profissional e aproveitar cada oportunidade que recebeu. Na empresa onde trabalha, cursos de idiomas como inglês e espanhol são ministrados, considerando o crescente número de turistas estrangeiros que procuram Santa Catarina.

Foto de Daniela Duarte Corrêa no Aventura Jurássica

Qualificar-se pode ser a chave para crescer no mercado de turismo. – Foto: Arquivo pessoal/ND

“Nesse período que eu estou aqui na empresa, vários cursos já foram disponibilizados internamente e palestras também com excelentes profissionais. Isso agrega tanto em conhecimento para a nossa vida, quanto que nós também possamos repassar para a equipe. Ajuda muito no crescimento pessoal de cada um de nós”, adiciona.

Enquanto uns tiram férias…

Trabalhar aos fins de semana e feriados faz parte da rotina de quem está na área do turismo. Essas datas, inclusive, costumam ser a de maior demanda. E trabalhadores como Daniela e Adelmo batem o ponto enquanto clientes curtem os dias de descanso.

“As famílias saem daqui felizes, encantadas com aquilo que viram. Então é gratificante para nós saber que a gente está fazendo um trabalho, mesmo trabalhando nos feriados, nos finais de semana, mas que está atraindo um público, que as pessoas vêm procurar diversão e saem daqui felizes, realizadas. Isso é muito bom porque dá a sensação de dever cumprido. É fruto do esforço de muitas pessoas e do trabalho em equipe”, finaliza a Daniela.

 

Bookmark the permalink.