Jovem de Pomerode supera doença rara e recebe transplante de pulmão

Imagem mostra uma jovem deitada em uma cama de hospital segurando um balão. Ela tem uma sonda no nariz além de uma traqueo no pescoço. Ela usa uma roupa listrada e foto aconteceu após transplante de pulmão

Jovem de Pomerode recebe transplante de pulmão – Foto: Divulgação/Rosemeri Kohls/ND

A vida de Isis, de apenas 22 anos, já é marcada por uma longa batalha contra uma doença respiratória grave e pouco conhecida: a pneumonite por hipersensibilidade crônica. Desde os primeiros sintomas, que apareceram em agosto de 2020, a jornada da jovem tem sido de persistência e esperança.

A doença inflamatória decorre da inalação de partículas nocivas, como o pó, por exemplo. Conforme a mãe, Rosemeri, após anos de cansaço físico extremo, tosse seca constante e uma série de exames e tratamentos, Isis recebeu o diagnóstico definitivo em dezembro de 2022, depois de uma biópsia pulmonar.

“Entre consultas e exames, a Isis precisou ficar internada. Ela teve duas pneumotórax. Na segunda, o pneumologista falou que ela precisaria de um transplante bilateral e aí a luta começou”, lembra a mãe.

A família, que vivia em Pomerode, no Vale do Itajaí, precisou mudar toda a rotina. Mãe, pai e filha, se mudaram em novembro de 2024 para Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A jovem precisava ficar mais próxima do Hospital Santa Casa de Misericórdia, referência no procedimento de transplantes.

“No primeiro momento foi um choque pra ela e para todos da família, pois mudaria tudo. Foi mudança não só de casa, mas de estado. Eu e meu esposo Jair largamos nossos empregos para acompanhar nossa filha para essa nova etapa da vida dela”,

Transplante de pulmão

Isis entrou na lista de prioridade máxima na fila nacional para o transplante de pulmão após um agravamento do seu quadro. O doador teria que ser compatível com grupo sanguíneo e estrutura corporal.

Antes de receber o transplante, a jovem compartilhou uma publicação nas redes sociais encorajando a doação de órgãos. “Eu que falava que jamais deixaria nossa pequena Pomerode, agora me encontro em uma capital. Estou aqui aguardando um doador compatível”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Isis Gabi (@isisgabi25)

Isis realizou o transplante no dia 28 de março de 2025. “Graças ao ‘sim’ de uma família, a minha filha teve a segunda oportunidade de respirar, viver”, conta a mãe.

A cirurgia foi um sucesso, mas a recuperação segue sendo um desafio diário. “A Isis permanece na UTI. Ela faz diálise diária, usa traqueostomia, se alimenta por sonda e está em processo de fisioterapia. Ela ainda não consegue ficar de pé ou caminhar. Ela também não consegue falar por conta do traqueo”.

A previsão do retorno para casa, só deve acontecer após 12 meses do transplante. “Ela está bem ansiosa para poder fazer as coisas básicas do dia a dia sem se preocupar quando acabar o cilindro de oxigênio. Estamos todos ansiosos para voltar pra casa”.

Veja algumas fotos da jovem antes e após descobrir a doença

Família se mudou para Porto Alegre para tratar a doença e fazer transplante de pulmão - Divulgação/Rosemeri Kohls/ND

1
5

Família se mudou para Porto Alegre para tratar a doença e fazer transplante de pulmão – Divulgação/Rosemeri Kohls/ND

Isis recebeu o transplante em março de 2025 - Divulgação/Rosemeri Kohls/ND

2
5

Isis recebeu o transplante em março de 2025 – Divulgação/Rosemeri Kohls/ND

A previsão de alta é 12 meses após o transplante - Divulgação/Rosemeri Kohls/ND

3
5

A previsão de alta é 12 meses após o transplante – Divulgação/Rosemeri Kohls/ND

Familiares e amigos de Isis organizaram um pix solidário, o 'Respira, Isis' para arrecadar fundos - Divulgação/Rosemeri Kohls/ND

4
5

Familiares e amigos de Isis organizaram um pix solidário, o ‘Respira, Isis’ para arrecadar fundos – Divulgação/Rosemeri Kohls/ND

A ideia é manter o suporte à jovem até que ela esteja apta a retornar para casa. - Divulgação/Rosemeri Kohls/ND

5
5

A ideia é manter o suporte à jovem até que ela esteja apta a retornar para casa. – Divulgação/Rosemeri Kohls/ND

Campanha de solidariedade

Com os altos custos da permanência em Porto Alegre, que incluem moradia, transporte, alimentação e medicamentos, familiares e amigos de Isis organizaram um pix solidário, o ‘Respira, Isis’ para arrecadar fundos e manter o suporte à jovem até que ela esteja apta a retornar para casa.

Para contribuir com qualquer valor o pix solidário é o [email protected]. A campanha segue até o dia 31 de maio.

Bookmark the permalink.