Fornecimento de água será interrompido em Feira de Santana e mais cinco municípios para avanço de obra


Fornecimento de água começará a ser retomado de forma gradativa nos municípios atendidos, a partir da madrugada de quinta-feira (15). Fornecimento de água será interrompido em Feira de Santana e mais cinco municípios
Ascom Embasa
O abastecimento de água será temporariamente interrompido na quarta-feira (14), a partir das 4h da manhã, em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, e outros cinco municípios da região.
Segundo informações da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a interrupção será feita para a interligação de tubulações e novas estruturas da obra de ampliação do sistema integrado de abastecimento. Técnicos da empresa vão montar as estruturas para conexão de um novo reservatório e de um novo trecho de rede adutora de 1400mm de diâmetro.
As cidades afetadas são:
Feira de Santana
Conceição da Feira
São Gonçalo dos Campos
Tanquinho
Santa Bárbara
Santanópolis
Retomada gradual
Após a conclusão dos trabalhos, o fornecimento de água começará a ser retomado de forma gradativa nos municípios atendidos, a partir da madrugada de quinta-feira (15).
De acordo com a empresa, o tempo necessário para retomada está relacionado a alta complexidade do serviço, diante do tamanho das tubulações e quantidade de equipamentos envolvidos.
A normalização completa do sistema deve ocorrer em até 48 horas. A Embasa orienta que a população armazene água com antecedência e faça uso racional durante o período de suspensão.
As obras de ampliação do sistema estão em andamento desde 2021 e envolvem:
Ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), aumentando a capacidade em 750 litros por segundo
Implantação de uma Estação de Tratamento de Lodo
Construção de um reservatório elevado com capacidade para 600 m³
Ampliação das estações elevatórias
Instalação de sistema de lavagem dos filtros
O investimento tem como objetivo elevar a capacidade de abastecimento para 2.250 litros de água tratada por segundo. A expectativa é beneficiar diretamente cerca de 1,1 milhão de pessoas nos seis municípios contemplados.
A Embasa reforça que a ampliação do sistema vai garantir mais eficiência no tratamento e distribuição de água, trazendo melhorias significativas para a população da região. Segundo eles, a intervenção é fundamental para colocar em operação a terceira etapa da obra de ampliação do sistema.
“A obra está em fase final de execução e deve ser entregue no segundo semestre. Com a finalização do empreendimento, vamos reforçar a produção de água, possibilitar o atendimento para novas áreas de expansão e enfrentar o desafio de atender com maior regularidade em períodos de estiagem prolongada e altas temperaturas”, informou o gerente regional da Embasa, Raimundo Neto.
LEIA MAIS:
Fornecimento de água será suspenso em quatro cidades na região de Feira de Santana; veja lista completa
Abastecimento de água será suspenso em Feira de Santana e mais quatro cidades da região nesta quarta
Abastecimento de água será interrompido em três cidades do interior da Bahia na segunda-feira
Após desaparecimento de peixes, autoridades investigam condições da água em lagoa na BA
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé 💻
Bookmark the permalink.