O gesto simples que você faz nos restaurantes revela muito sobre a sua personalidade

Pessoa no restaurante gesto que você faz nos restaurantes

Saiba qual é o gesto que você faz nos restaurantes que fala mais da sua personalidade do que você imagina – Foto: Canva/ND

Sabia que existe um gesto que você faz nos restaurantes podem dizer muito sobre a sua personalidade?

É comum ver clientes que, ao final da refeição, organizam pratos, talheres e guardanapos para facilitar o trabalho dos garçons. Embora esse comportamento aparente uma boa educação, estudos psicológicos indicam outros caminhos.

Gesto que você faz nos restaurantes podem revelar muito sobre a sua personalidade

Organizar o prato após se alimentar é o tipo de ação classificado como comportamento pró-social, conhecidos como atitudes voluntárias destinadas a beneficiar outras pessoas sem expectativa de recompensa, conforme o estudo “Educação para pró-sociabilidade: uma lição de cidadania?”, publicado no SciELO Brasil.

O psicólogo Martin Hoffman explica que a empatia é a base desse comportamento, pois permite que as pessoas compreendam e compartilhem os sentimentos dos outros, o que os motiva a agir de maneira altruísta.

Vale destacar que uma pesquisa da Universidade de Coimbra, em Portugal, também mostra que a empatia e o comportamento pró-social estão interligados desde a infância.

O estudo foi realizado com crianças de 3 a 6 anos e revelou que aquelas com maior capacidade empática tendem a apresentar mais comportamentos de ajuda e cooperação.

Prato com pano e talher dentro

Gesto que você faz nos restaurantes: o ato de arrumar os talheres após comer é uma prática que fala muito sobre a sua personalidade – Foto: Canva/ND

Um ato de humildade e respeito pelo próximo

O estudo ainda revela que a disposição para ajudar o próximo sem ser solicitado também está associado à humildade e ao respeito pelas outras pessoas, independentemente de sua posição social ou ocupação.

Por isso, pessoas com alto nível de humildade costumam valorizar o trabalho alheio e agir de forma mais cooperativa. Além disso, sempre buscando evitar atitudes de superioridade.

Proatividade e responsabilidade social

A pesquisa também aponta que esse comportamento reflete proatividade, que é a capacidade de antecipar necessidades e agir de forma voluntária para resolver problemas.

Sendo assim, pessoas proativas não esperam ser solicitadas, elas identificam oportunidades de ajudar e tomam a iniciativa. Isso demonstra responsabilidade social e compromisso com o bem-estar de todos.

Com ter mais empatia com o próximo?

Empatia se aprende e influencia nossas escolhas. O estudo da Universidade de Coimbra aponta que esse sentimento começa a se desenvolver ainda na infância e molda nossas ações na vida adulta.

Conforme os pesquisadores, a empatia não é apenas aprendida, mas também está ligada à forma como nos relacionamos socialmente ao longo da vida.

Por que pequenos gestos dizem tanto sobre nós?

O gesto que você faz nos restaurantes refletem na sua essência. Atos como empilhar pratos ou recolher guardanapos mostram mais do que boa educação: revelam traços como humildade, respeito e atenção ao outro. 

Segundo artigo publicado pela Redalyc, ações cotidianas e espontâneas revelam valores sociais internalizados e mostram o quanto alguém valoriza o trabalho alheio.

Quem ajuda sem ser solicitado geralmente não age por obrigação, mas porque reconhece o esforço do outro.

O gesto que você faz nos restaurantes: pequenos gestos como esses podem revelar muito sobre a sua personalidade – Foto: Canva/ND

Pequenos gestos, grandes ensinamentos

Agora que já sabe qual é o gesto que você faz nos restaurantes e revela mais da sua personalidade, lembre-se que ao ajudar um garçom a limpar a mesa, a pessoa não apenas facilita o trabalho do profissional, mas também expressa empatia, humildade, proatividade e responsabilidade social.

Esses pequenos gestos cotidianos refletem valores fundamentais que fortalecem as relações interpessoais e contribuem para uma sociedade mais colaborativa e respeitosa.

Bookmark the permalink.