CBF anuncia Carlo Ancelotti no comando da Seleção


Aos 65 anos, técnico é profissional multicampeão. Apesar de um currículo tão vitorioso, Ancelotti jamais comandou uma seleção nacional em uma Copa do Mundo. CBF anuncia Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção
A Confederação Brasileira de Futebol anunciou a contratação do técnico italiano Carlo Ancelotti para comandar a Seleção.
O vídeo divulgado nesta segunda-feira (12) de manhã encerrou uma longa negociação. Dois anos de idas e vindas, tentando um acerto com o treinador que o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, sempre considerou o plano A da entidade para comandar a Seleção.
“A Seleção Brasileira, mais vencedora do futebol, será comandada pelo maior treinador do mundo, o italiano Carlo Ancelotti”, contou Ednaldo Rodrigues.
Aos 65 anos, um profissional multicampeão. São sete títulos europeus. Dois como jogador do Milan e mais cinco como técnico, com Milan e Real Madrid. Um recorde ainda não igualado. Conquistou todas as principais ligas europeias: campeão na Itália, Espanha, Inglaterra, Alemanha e França.
Apesar de um currículo tão vitorioso, Ancelotti jamais comandou uma seleção nacional em uma Copa do Mundo. Terá essa chance com o Brasil, país com o qual compartilha momentos muito especiais da carreira.
Como jogador, pelo Milan, participou da festa de 50 anos de Pelé, em 1990, e se despediu dos gramados em um amistoso entre o clube italiano e o Brasil, em 1992. Em 1994, era auxiliar da Itália, vice-campeã mundial no tetra da Seleção. Treinou craques brasileiros de diferentes gerações, nos maiores clubes do planeta.
Ancelotti vai substituir Dorival Junior, demitido há 45 dias, depois da derrota por 4 a 1 para a Argentina pelas Eliminatórias da Copa. A CBF planeja a estreia do novo técnico para o dia 5 de junho, contra o Equador, fora de casa, também pelas Eliminatórias. No dia 10, Brasil e Paraguai se enfrentam em São Paulo.
Esta semana, os dirigentes Rodrigo Caetano e Juan vão a Madri encontrar Ancelotti e elaborar uma pré-lista de convocados enviada à Fifa e aos clubes.
“Justamente para debatermos todas as questões técnicas e operacionais do departamento de Seleções. Teremos que divulgar até o dia 18, e a lista final no dia 26, com os 23 nomes escolhidos”, diz Rodrigo Caetano, diretor de Seleções da CBF.
Enquanto isso, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, é alvo de processos em três esferas. Na Comissão de Ética do futebol brasileiro, ele é acusado de assédio moral. A comissão também recebeu a denúncia de uma suposta falsificação da assinatura do coronel Antônio Carlos Nunes, ex-presidente da CBF, em um acordo firmado em fevereiro, homologando as eleições vencidas por Ednaldo em 2022. O Tribunal de Justiça do Rio e o STF – Supremo Tribunal Federal também investigam o suposto caso de falsificação.
No dia 28 de maio, o STF – Supremo Tribunal Federal julga a decisão monocrática do ministro Gilmar Mendes que reconduziu Ednaldo à presidência da Confederação Brasileira de Futebol em janeiro de 2024.
Repercussão
CBF anuncia Carlo Ancelotti no comando da Seleção
Jornal Nacional/ Reprodução
O anúncio feito pela CBF rapidamente tomou as capas dos principais jornais espanhóis e do mundo. Só que a contratação não chegou a ser uma surpresa em Madrid. A imprensa local já vinha noticiando a saída de Carlo Ancelotti do Real Madrid, apesar de o contrato ir até junho de 2026. O clube e o técnico ainda não se pronunciaram sobre o assunto.
Nesta terça-feira (13), o treinador vai falar com a imprensa na tradicional entrevista na véspera das partidas da equipe. A derrota para o Barcelona no clássico de domingo (11) diminuiu a chance de título do Campeonato Espanhol. O time vai encerrar a temporada sem uma conquista importante pela primeira vez desde quando Ancelotti voltou ao clube, em 2021.
Ancelotti é o treinador mais vitorioso da história do Real Madrid. Entre 2013 e 2015, foram quatro títulos. Nessa segunda passagem, foram onze, entre eles duas Ligas dos Campeões.
Por isso, a expectativa é de homenagens ao treinador nas próximas semanas. Ele deve se despedir na última rodada do Campeonato Espanhol, que vai acontecer no fim de semana dos dias 24 e 25 de maio. O Real Madrid vai receber a Real Sociedad no Santiago Bernabéu.
Um torcedor acredita que vai ser difícil outro treinador superar a trajetória do Ancelotti no clube e que comandar o Brasil era o que faltava no currículo dele. Já outro ficou triste com a saída, mas desejou sorte ao futuro comandante da Seleção Brasileira.
Bookmark the permalink.