Expoacre 2023: governo e MP discutem segurança de animais na Cavalgada


Ministério Público deve fiscalizar o cumprimento de termos estabelecidos por uma lei que ainda será sancionada pelo governador Gladson Cameli. Segundo a administração estadual, todos os dias de evento serão monitorados por câmeras. Cavalgada abre a Expoacre, maior feira agropecuária do Acre
Mardilson Gomes/Secom
Governo do Acre e Ministério Público do Acre (MP-AC) se reuniram nesta quarta-feira (12) para discutir as estratégias para segurança dos animais na Cavalgada, que abre a programação da Expoacre 2023.
Leia mais
Governo e Acisa anunciam seis shows e três palcos alternativos para Expoacre 2023
Após prorrogação, vagas para casamento coletivo na Expoacre 2023 são preenchidas
No encontro, os promotores Luis Henrique Rolim, designado pelo MP para acompanhar a organização do evento, e Alekine Lopes, da 1ª Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente, definiram o envio do termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para assinatura de representantes do governo envolvidos na organização da Expoacre, o que permite a fiscalização por parte do MP.
Rolim ressaltou que a reunião busca resolver problemas detectados em edições anteriores, e evitar que se repitam. Outras duas reuniões nos dias anteriores ao evento devem ser feitas.
“O Ministério Público apontou problemas no policiamento do ano anterior, e o Governo assegurou que essas falhas serão corrigidas neste ano”, disse.
O secretário de governo Alysson Bestene apresentou uma lei aprovada na Aleac e que será sancionada pelo governador Gladson Cameli. De acordo com Bestene, o número de seguranças contratados deve chegar a 150 na edição de 2023, e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vai fazer o monitoramento de todos os dias de Expoacre por meio de câmeras.
“Estamos seguindo todo um planejamento. A ideia é evitarmos intercorrências”, disse Bestene, que também é o coordenador geral da comissão que organiza o evento.
Cavalgada
As inscrições de animais, veículos e dos condutores começaram no dia 3 de julho, e seguem até o dia 25. Os interessados devem procurar a sede da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo do Acre (Sete), que fica na Rua Floriano Peixoto, bairro Base, em Rio Branco.
Em entrevista à Rede Amazônica Acre, o secretário de Turismo e Empreendedorismo do Acre, Marcelo Messias, explicou algumas regras das inscrições para o desfile. Veja abaixo:
Cavalos – é exigida a inscrição do animal e da pessoa que vai montá-lo durante o desfile. O dono do animal precisa apresentar a Guia de Transporte Animal (GTA) e as demais documentações no ato da inscrição. O documento é retirado no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) e exige os comprovantes de vacinas do cavalo;
Veículos – apresentação da documentação do condutor e do veículo
A Expoacre começa dia 29 de julho e termina dia 6 de agosto na capital acreano. Este ano, a festa vai contar com as apresentações dos artistas Evoney Fernandes, Nattanzinho, pastor Lucas Agustinho, Mari Fernandes e Zé Vaqueiro, MC Kevin o Chris e dupla Zé Neto e Cristiano.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.