Vereadores devem solicitar audiência pública para debater altos índices de criminalidade em Rio Branco


Data ainda não foi anunciada, mas os parlamentares afirmam que devem protocolar o pedido ainda nesta quarta-feira (23). Vereadores apontam grandes índices de roubos em bairros de Rio Branco
Arquivo/Polícia Militar do Acre
Citando altos índices de criminalidade, principalmente de roubos em Rio Branco, os vereadores João Marcos Luz (sem partido) e N. Lima (Progressistas) anunciaram uma audiência pública para discutir a segurança pública na capital acreana. A data ainda não foi anunciada, mas, segundo os parlamentares, o pedido será protocolado nesta quarta-feira (23).
Durante sessão na Camara Municipal nesta terça-feira (22), João Marcos Luz apresentou dados do Sistema Nacional de Segurança Pública (Sinesp) com números de roubos em bairros de Rio Branco. O parlamentar não especificou o período o qual os dados compreendem.
O levantamento apresentado pelo vereador indica o seguinte:
Belo Jardim I e II – 146 roubos
Centro – 104 roubos
6 de Agosto – 81 roubos
Sobral – 66 roubos
Bosque – 55 roubos
Floresta – 50 roubos
Vila Acre – 47 roubos
Areal e Praia do Amapá – 46 roubos
Bahia Velha – 39 roubos
Estação Experimental – 32 roubos
João Eduardo I e II – 29 roubos
Tucumã I e II – 27 roubos
Boa União – 26 roubos
Aeroporto Velho – 22 roubos
Busca por soluções
João Marcos Luz chama atenção principalmente para o Segundo Distrito, que aparece com os piores índices, com os piores números no bairro Belo Jardim.
“É uma região que, infelizmente, o cidadão não tem o direito da tranquilidade, da paz, o direito de ir e vir, sem ser incomodado. Já na região alta da cidade, nós temos os números menores. Temos até que estudar porque esses números estão menores desse jeito. Porque seria muito bom se o cidadão rio-branquense tivesse na segurança pública do estado a segurança que ele necessita. Mas, às vezes, esse número nem reflete a ação do estado. O fato é que nós precisamos chamar a atenção do governo, do estado, da justiça, do Ministério Público, de todos aqueles que têm a força dada pelo cidadão para defendê-los. O que não dá pra ficar é calado. Não é possível ultrapassar do ponto que estamos”, ressalta o parlamentar.
Em vídeo publicado nas redes sociais ao lado de João Marcos Luz, o vereador N. Lima disse que é preciso reunir todos os setores do poder público para chamar atenção para o problema, e buscar soluções.
“A gente já vem há muitos anos falando do problema da segurança pública do estado. A matança tá terrível, a insegurança tá total, e a gente precisa saber da competência do estado o que está acontecendo e como pode ser resolvido, pelo menos dar uma solução para o povo de Rio Branco, nesse momento que nós estamos passando”, destaca.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.