Com temperaturas acima da média, consumo de energia cresce 88% no Acre em agosto


Segundo a concessionária Energisa, o consumo em agosto de 2023 já supera o total do mesmo mês no ano passado. Estado tem enfrentado onda de calor que aumenta temperaturas e derruba a umidade relativa do ar. Por conta do calor, o consumo de energia elétrica teve aumento no Acre no mês de agosto
Lucas Figueira/ G1
Com o aumento das temperaturas no mês de agosto, o consumo de energia no Acre até a penúltima semana do mês de agosto registrou um crescimento de 88% na comparação com a mesma semana no ano passado. O número é de um levantamento da Energisa, que aponta ainda que o consumo em agosto de 2023 já supera o total do mês no ano passado.
Leia mais
Em 2023 já foram registradas mais de 50 batidas de veículos em postes de energia no Acre
Em mais um dia quente, termômetro registra 43ºC em Rio Branco e umidade do ar tem pior queda
Apagão nacional deixa 234 mil pessoas sem energia em 17 cidades no Acre
As altas temperaturas registradas nesta semana no Acre provocaram um aumento recorde de consumo de energia no estado. Comparado esta última semana entre os anos de 2022 e 2023, o aumento foi de 88%. Quando comparado com todo o mês de agosto, o aumento chega a 21%.
A Energisa também afirma que tomou medidas preventivas para o período de altas temperaturas, e ampliou subestações, alimentadores e transformadores.
Com o aumento de consumo, a concessionária também recomenda que os clientes procurem a empresa quando houver necessidade de aumento de carga. Por exemplo: quando moradores de uma residência adquirem aparelhos como ar-condicionado, geladeira ou freezer, devem comunicar para que o fornecimento seja ajustado, e assim evitar quedas ou falhas na distribuição de energia.
Mas não é preciso suar frio. Ainda segundo a empresa, esse ajuste no fornecimento de carga não tem impacto na conta de energia, já que a fatura considera apenas o consumo e tarifas.
Um sol pra cada um
Sensação térmica ultrapassa 40ºC em Rio Branco nesta quarta-feira (23)
Murilo Lima/Rede Amazônica Acre
O mês de agosto é parte do período do ano chamado de verão amazônico. Porém, as temperaturas do mês têm ficado ainda mais altas que o costume. É um sol pra cada um”, como costuma dizer o ditado acreano.
O meteorologista Alejandro Fonseca explica que as temperaturas têm ficado acima da média da região, principalmente no período da tarde, e facilmente têm alcançado a marca dos 38ºC. Um termômetro no Centro da capital acreana chegou a marcar 43ºC esta semana.
“As temperaturas máximas, em alguns dias deste mês de agosto, têm estado acima do valor médio que está entre 32ºC e 33 ºC, para as temperaturas máximas, que acontecem durante a tarde”, diz Fonseca.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel Cláudio Falcão, os dias têm sido quentes desde o amanhecer. Segundo ele, a quarta-feira (23) foi o dia mais quente do ano na capital acreana, com sensação térmica de 40 graus, e a umidade mais baixa.
‘Sol de lascar’
Cruzeirenses buscam balneários para se refrescar após onda de calor
Cada um tenta amenizar o calor como pode. E para quem prefere economizar no consumo de energia elétrica, a dica é procurar os balneários. Como a população de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, que segue lotando o Igarapé Preto para fugir das altas temperaturas e se refrescar.
Elenilda Silva é funcionária pública em Rodrigues Alves, e em plena terça-feira foi até o Igarapé Preto junto com amigos e família.
Para ela, o local é a melhor opção para amenizar o calor. E, claro, não pode faltar a cervejinha.
“O balneário igarapé preto é maravilhoso, estamos aqui com a nossa família, da nossa escola, prestigiando esse dia. Esse solzão, para tomar banho no Igarapé Preto, não tem água melhor que essa. Cair na água, água tá maravilhosa, o sol tá de lascar, mas é isso aí, estamos aqui com água fresca e nossa cervejinha”, diz.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.