MPF apura falta de acessibilidade para pessoas surdas no maior cinema de Rio Branco


Ministério Público Federal afirma que a falta de oferta de sessões legendadas pode configurar violação do direito de acesso à cultura para pessoas com deficiência. Cine Araújo terá 15 dias para responder ao MPF.
Reprodução/Rede Amazônica Acre
O Ministério Público Federal (MPF) vai apurar a falta de acesso de pessoas surdas à cultura, causada pela pouca ou nenhuma disponibilidade de filmes legendados ofertados no maior cinema de Rio Branco (AC).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
No final do mês de junho, deficientes auditivos já haviam criticado a falta de acessibilidade nas sessões do Cine Araújo no Via Verde Shopping. A reclamação falava principalmente sobre a falta de sessões legendadas do filme ‘Divertida Mente 2’, produção de maior bilheteria do ano.
O g1 entrou em contato com o Cine Araújo, e aguarda retorno. O Via Verde Shopping informou que “a ação é contra o cinema. O cinema fica dentro do shopping, mas não é de responsabilidade do shopping”.
Segundo o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Lucas Costa Almeida Dias, o procedimento foi instaurado após o MPF ter conhecimento do fato por meio de notícias publicadas na imprensa local. O procurador ressalta que as pessoas com deficiências têm o acesso aos bens culturais garantidos pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência em seu art. 44.
LEIA MAIS
Deficientes auditivos reclamam da falta de legenda em sessão de ‘Divertida Mente 2’ no Acre
Em junho, quando surgiram as primeiras reclamações, a empresa disse ao g1 que há aplicativos gratuitos que fornecem recursos de acessibilidade durante as sessões. A atividade de produção e exibição cinematográfica é regulada, em nível federal, pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).
O MPF deu o prazo de 15 dias para que a empresa Cinematográfica Araújo informe quais as medidas adotadas em Rio Branco para dar integral cumprimento ao disposto no Estatuto da Pessoa com Deficiência. Além disso, o MPF questiona qual a perspectiva da empresa para que filmes legendados sejam disponibilizados com maior frequência a fim de garantir acessibilidade às pessoas com deficiência.
Após a resposta da empresa, o MPF avaliará os próximos passos para a solução do caso.
Vinícius Machado dá dicas de cinema no Bom Dia Acre; acompanhe
Vídeos: g1

Bookmark the permalink.