Primeiro dia de multivacinação em Rio Branco vacina mais de 500 pessoas e tem mais de mil doses aplicadas


Ação marca lançamento de campanha que vai até o dia 7 de junho, em frente ao Palácio Rio Branco. Todas as vacinas do calendário estão disponíveis. Campanha oferece todas as vacinas do calendário nacional de imunização
Junior Aguiar/Sesacre
O primeiro dia da ação de multivacinação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) vacinou 588 pessoas e aplicou 1003 doses nesse sábado (27), em Rio Branco. Segundo o balanço do Plano Nacional de Imunização (PNI) no Acre, 207 crianças e adolescentes foram imunizados no ato de lançamento que atendeu até às 20h.
Leia mais
Ação de multivacinação ocorre neste sábado (27) em frente ao Palácio Rio Branco
Ação que inicia campanha de multivacinação no Acre quer imunizar 500 pessoas
Todas as vacinas do calendário serão oferecidas na ação. O objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinação da população e, assim, impossibilitar o retorno e o agravamento de doenças já erradicadas, como a poliomielite, rubéola, tétano e coqueluche, por exemplo.
De acordo com a coordenadora do PNI no Acre, Renata Quilles, a campanha vai seguir até o dia 7 de junho.
Antecipação da campanha no Acre
Após um caso confirmado de poliomielite no Peru, país vizinho ao território acreano, o Ministério da Saúde recomendou a antecipação da campanha no Acre, normalmente realizada no mês de outubro. O dia D de mobilização está marcado para acontecer em 3 de junho.
A meta é vacinar 8 mil crianças menores de cinco anos contra a poliomielite. E a campanha de multivacinação pretende alcançar 14 mil crianças, com intuito de atualizar a caderneta de vacinação. Desde 2019, a vacinação desse público vem caindo e nenhum estado brasileiro atingiu o índice superior a 95% de imunizados.
A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção.
No Brasil, não existem casos da doença desde 1989. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do vírus da poliomielite.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.