Mutirão de cirurgias ortopédicas pretende operar 100 pacientes em agosto, diz governo


Procedimentos iniciaram nessa quinta-feira (1) na Fundhacre e 35 foram concluídos. Sesacre não divulgou a quantidade de pacientes na fila de espera, mas disse que a iniciativa vai ajudar a reduzir a demanda reprimida. Objetivo do mutirão é operar 100 pacientes no mês de agosto
Gleison Luz/Fundhacre
A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, iniciou um mutirão de cirurgias ortopédicas para operar 100 pacientes no mês de agosto, e 35 procedimentos já foram concluídos após o início nessa quinta-feira (1).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), a iniciativa vai ajudar a reduzir a demanda reprimida de cirurgias desse tipo, mas não informou a quantidade de pacientes na fila de espera.
Ainda conforme a Sesacre, a maioria dos pacientes beneficiados pelo mutirão sofre com lesões ligamentares ou de menisco. Além das cirurgias de joelho, a inciativa contempla próteses. Os pacientes também terão fisioterapia garantida.
LEIA TAMBÉM:
Programa Opera Mama tem mutirão de cirurgias para reconstrução de seios em mulheres que tiveram câncer
Com mais de 500 pacientes em diálise, Fundhacre volta a ter habilitação para fazer transplante de rim no Acre
Francisco Venâncio, de 67 anos, aguardava para fazer uma segunda operação de joelho
Gleison Luz/Fundhacre
Quem pôde finalmente receber a tão aguardada cirurgia, comemora a ação. É o caso do idoso Francisco Venâncio, de 67 anos, que se lesionou há seis anos quando pisou na raiz de uma árvore. Pouco antes de passar pelo processo cirúrgico, ele estava com pensamento positivo para se recuperar.
“Operei [o joelho esquerdo] ano passado, e esse outro já estava comprometido. Aí foi o jeito operar esse outro. Agora, vou operar e, se Deus quiser, vai dar tudo certo, em nome de Jesus”, contou.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.