Baleia é encontrada morta na Praia do Recreio dos Bandeirantes


A Comlurb acionou o Maqua/Uerj, que faz uma análise do animal antes da retirada da praia. Todos os anos, as baleias saem da Antártica numa jornada de 10 mil quilômetros até as águas quentinhas de Abrolhos, no litoral baiano, para procriar. Entre junho e agosto, são vistas no Rio. Baleia jubarte encalhou na Praia do Recreio dos Bandeirantes
Monique Arruda/Aquivo pessoal
Uma baleia-jubarte – que segundo oceanógrafos é jovem – foi encontrada morta, na manhã desta quinta-feira (8), no Posto 9, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.
Moradores que passavam pela área tiravam fotos do animal.
Esta é a época de migração das baleias-jubarte, e cada vez mais elas têm sido vistas no litoral do Rio de Janeiro. Cariocas e turistas podem vê-las de pertinho.
Baleia é encontrada morta na Praia do Recreio dos Bandeirantes
Todos os anos, as baleias saem da Antártica numa jornada de 10 mil quilômetros até as águas quentinhas de Abrolhos, no litoral baiano, para procriar.
Entre junho e agosto, são vistas no Rio de Janeiro. Depois, fazem o caminho de volta.
A Comlurb, empresa de limpeza urbana da capital fluminense, informou que acionou o Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Universidade do Estado do Rio (Maqua/Uerj) e o Projeto de Monitoramento de Praias do Governo Federal (PMP), que está analisando a baleia e coletando material para a análise antes de fazer o recolhimento.
Pesquisador analisa baleia
Monique Arruda/Aquivo pessoal
De acordo com os pesquisadores, trata-se de uma baleia jubarte com tamanho entre 6 e 8 metros.
Após a análise, os restos do mamífero serão levados para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR-Rio), em Seropédica, na Baixada Fluminense.
Segundo a Comlurb, ao todo, 10 garis, uma pá carregadeira, três tratores de praia e um trator esteira serão usados na remoção.
Animal foi encontrado no Posto 9, no Recreio dos Bandeirantes
Monique Arruda/Arquivo pessoal
Bookmark the permalink.