Ou se apresentam as atas, ou terá que se buscar uma solução, diz ministro de Lula sobre impasse eleitoral na Venezuela

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta quinta-feira (8) que, se a Venezuela não apresentar as atas eleitorais, uma outra solução terá que ser buscada para o impasse na eleição presidencial daquele país.
Costa falou com a imprensa após uma reunião ministerial entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua equipe de ministros. A reunião começou pela manhã e terminou no fim da tarde. Diversos temas de interesse do governo foram tratados, segundo o ministro da Casa Civil.
Lula e o Brasil vem sendo pressionados, dentro e fora do país, a não condescenderem com supressão da democracia na Venezuela. A eleição do domingo (28), que reelegeu o presidente Nicolás Maduro, é considerada fraudada pela oposição e alguns países da comunidade internacional.
As atas eleitorais — espécies de boletins das urnas — ainda não foram apresentadas pelas autoridades venezuelanas, o que joga ainda mais suspeita sobre o processo.
“Sobre Venezuela, a posição é pública. O Ministério das Relações Exteriores tem se posicionado. O Brasil tem buscado com outros países da região e com a União Europeia pela mediação. Ou se apresentam as atas da eleição, ou tem que se buscar uma solução para a Venezuela. Agradecemos muito a União Europeia um documento no sentido da mediação”, afirmou Rui Costa.
Bookmark the permalink.