Restaurante de Icoaraci é flagrado em novo esquema que usa dispositivo online para fraudar medidor de luz


Com a fraude, estabelecimento deixou de registrar consumo de energia suficiente para abastecer 16 casas populares. Restaurante é autuado por fraude no medidor de energia elétrica
Copel/reprodução
Um novo sistema de fraude no medidor de energia elétrica foi detectado em um restaurante de luxo na orla do distrito de Icoaraci, em Belém. O popular “gato”, como é chamado este tipo de desvio, era controlado a distância e de forma remota (pelo celular ou computador com acesso à internet). O esquema foi descoberto nesta quinta-feira (8), durante uma operação das polícias Civil e Científica do Pará.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
O proprietário do empreendimento foi conduzido para a Seccional de Icoaraci para prestar depoimento. Esta é a segunda vez, em um ano, que o local é autuado por desvio de energia e fraude no medidor. O g1 solicitou informações ao restaurante e aguarda a resposta.
Segundo a investigação, pelo novo sistema o estabelecimento deixava de registrar 33% do consumo mensal de energia.
Em números mais precisos aproximadamente 2.400 kW/h deixavam de ser cobrados na fatura mensal do restaurante. Este quantitativo equivale ao consumo mensal de 16 casas populares.
Como funcionava de forma remota, o dispositivo podia ser acionado a qualquer momento e de qualquer lugar para interromper o registro de energia elétrica.
Dispositivo que fraudava o medidor de energia era controlado de forma remota
Divulgação/Equatorial
Caso a denúncia e a investigação seja levada adiante, o proprietário do espaço poderá ser condenado até 8 anos de prisão, conforme prevê a legislação.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará em g1 Pará
Bookmark the permalink.