Distribuição de água em estação de tratamento que desabou é interrompida para manutenção no Acre


Interrupção no abastecimento na Estação de Tratamento de Água II (ETA II) afeta cerca de 48 bairros de Rio Branco. Saerb informou que troca peças de uma bomba de mil litros usada na captação. Abastecimento de água na ETA II está interrompido temporariamente
Melícia Moura/Rede Amazônica
Moradores de 48 bairros de Rio Branco estão com o abastecimento de água interrompido, nesta quinta-feira (8), por conta de uma manutenção em uma das bombas da Estação de Tratamento de Água II (ETA II).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Segundo o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), as equipes trabalham na substituição de peças e manutenção de um bomba de mil litros usada na captação de água.
A interrupção temporária no abastecimento ocorre há pouco menos de 20 dias do desabamento registrado na ETA II. A ETAII sofre com erosões constantes desde que as águas do Rio Acre baixaram após a enchente em março deste ano. Ninguém se feriu durante o incidente e o abastecimento voltou ao normal no dia seguinte, 25 de julho. .
A unidade é responsável pelo abastecimento de 60% da capital acreana
O Saerb disse que a expectativa é que a manutenção no equipamento seja concluída no final desta quinta e a ‘retomada da distribuição de água será de forma gradativa, normalizada até o final de semana’.
Veja os bairros afetados:
Novo Esperança
Jardim Europa
Village Tiradentes
Primavera
Habitat Brasil
Vila Betel
Fundhacre
Pedro Roseno
Residencial Araçá
Conjunto Esperança
Doca Furtado
Residencial Iolanda
Parque das Palmeiras
Residencial Rio Branco
Loteamento Mariana
Tucumã I – Quadras S e W, Tucumã II – Quadras N, QW7
Conjuntos Rui Lino
Conjunto Universitário
Loteamento Geraldo Mesquita (Parte Alta)
Chácara Ipê
Ufac
Portal Ipê
Into
Portais I, II e III
Morada Nova
Valdemar Maciel
Residencial Jequitibá
Novo Calafate
Israel Lira
Laélia Alcântara
Parte do Wilson Ribeiro
Pólo Geraldo Mesquita
Bahia Nova e Bahia Velha
Aeroporto Velho
Ayrton Sena
Boa União
João Eduardo II
Sobral
Plácido de Castro
Bom Sucesso
Residencial Cabreúva
Residencial Carandá
Bairro São Sebastião
Bairro 15
Bairro Cidade Nova
Triângulo Velho
Gameleira
Boa Vista.
Desabamento da ETA II
A Estação de Tratamento de Água II (ETA II), na Avenida Sobral, em Rio Branco, desabou na manhã de 24 de julho e afetou mais de 250 mil pessoas.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a água captada na plataforma escorrendo pelo terreno. Ainda não há estimativa do volume de água perdido, nem o que ocasionou o desabamento.
Leia mais
Estação de tratamento de água desaba em Rio Branco e pode afetar mais de 250 mil pessoas; VÍDEO
De acordo com o diretor do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, a estrutura já apresentava um pré-colapso, que cedeu totalmente.
“A captação de ETA II, a parte que estava pré-colapsada, colapsou de vez. A gente vai tentar ver agora como fazer outro paliativo. A equipe está trabalhando já para tentar recuperar o mais rápido possível”, afirmou.
Emergência
Estação de Tratamento de Água (ETA 2) desabou em Rio Branco nesta quarta-feira (24) | Vídeo:
A erosão causada pela queda brusca no nível do Rio Acre, após a cheia deste ano, foi observada desde abril deste ano. No dia 8 de abril, o prefeito Tião Bocalom assinou um decreto de situação de emergência por causa da situação, com duração de 180 dias. O prazo ainda está em vigor.
Segundo o decreto, a finalidade seria de facilitar a compra de insumos para restaurar a estação de tratamento sem que seja necessário passar pelos processos normais de licitação.
A situação de emergência foi reconhecida pelo governo federal em 9 de maio. A portaria, assinada pelo secretário nacional de proteção e defesa civil, Wolnei Barreiros, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Enoque Ferreira, diretor-presidente do Saerb ressaltou na época que a erosão havia se agravado.
Sequência de problemas
Desde a cheia do Rio Acre que a população da capital enfrenta problemas para receber água. Em março, a distribuição foi reduzida e chegou a ser suspensa porque as estações I e II apresentaram problemas. De acordo com o Saerb, as equipes conseguiram concluir a manutenção ainda naquele mês.
Logo depois, no início de abril, a captação voltou a ser reduzida na ETA II por conta de um desmoronamento de terra que compromete a estrutura. Foram três bairros afetados pela redução. No dia 2 daquele mês, o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, esteve na ETA II para uma avaliação na estrutura.
O coordenador destacou que houve uma vazão muito rápida do nível do Rio Acre. Em menos de um mês, as águas baixaram de 17,89 metros, maior cota registrada este ano, para 4,48 metros nesta terça. O rio baixou mais de 13 metros neste período.
“Com isso arrastou, evidentemente, o solo aqui. Nessa mesma data ano passado o rio estava com mais de 17 metros. Mostra que precisamos buscar soluções viáveis para poder fazer o abastecimento de água para Rio Branco”, argumentou.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.