Coordenador da bancada federal do AC diz que será declarada emergência na BR-364 devido às más condições


Senador Alan Rick (União Brasil) disse na Aleac que foi informado pela superintendência nacional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). De acordo com o parlamentar, decreto vai permitir a contratação imediata das empresas para a execução das obras de recuperação do trecho. Veículos chegam a ficar atolados na rodovia
Arquivo pessoal
O senador Alan Rick (União Brasil), coordenador da bancada federal do Acre, informou na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta terça-feira (25) que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai decretar situação de emergência na BR-364 no Acre.
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Aos deputados acreanos, o senador afirmou que foi informado pela superintendência nacional do órgão, e que o decreto vai permitir a contratação imediata das empresas para a execução das obras de recuperação do trecho.
“Recebi uma ligação hoje do diretor do DNIT, Fabrício Galvão, de que o decreto já está em fase de elaboração e que será publicado o mais breve possível. Com a publicação do decreto, teremos a situação de emergência, que abre a oportunidade para contratação imediata das empresas, com a atualização das tabelas, dado ao altíssimo custo das obras”, disse.
A superintendência nacional do Dnit ainda não informou quando deve sair o decreto. O g1 entrou em contato com o Dnit no Acre, e não obteve retorno até esta publicação.
Recursos
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Bruno Vinicius/Rede Amazônica Acre
Em fevereiro, o senador recebeu em nome da bancada do Acre em Brasília um documento assinado por prefeitos de 5 cidades do Acre atravessadas pela BR-364. À época, os representantes acreanos buscavam se reunir com o Ministério dos Transportes para pleitear recursos específicos à rodovia acreana.
“Não se pode ter um olhar distante da realidade da Amazônia, tem que olhar com mais cuidado para essa situação. Desses R$ 1,2 bilhão, nós pleiteamos R$ 200 milhões, mas ainda vamos ter certeza, e buscar um recurso a mais. Existem trechos com desbarrancamento, trechos de erosão, e estamos brigando por isso.”, ressaltou.
Audiência pública
No último dia 17, uma audiência pública foi realizada na Aleac para discutir as más condições da BR-364. Além dos deputados estaduais, estiveram no encontro, representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT-AC), Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), da Polícia Rodoviária Federal, da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), prefeitos e empresários. Os deputados federais Coronel Ulysses (União), Roberto Duarte (Republicanos) e Eduardo Veloso (União) também marcaram presença na reunião.
O superintendente do DNIT no Acre, Carlos Moraes, fez uma apresentação com os principais pontos e problema da BR-364 e também mostrando que trabalhos estão sendo feitos e disse durante a sessão que está previsto no orçamento para este ano um investimento de R$ 207 milhões para as obras da BR-364.
“Pontuou ainda que nos últimos quatro anos (2019-2022), os orçamentos destinados à rodovia caíram drasticamente com relação a 2018. Para se ter uma ideia, em 2018, o orçamento foi de R$ 185 milhões. Já em 2019, caiu para R$ 113 milhões. Em 2020, R$ 102 milhões. Os anos de 2021 e 2022 os orçamentos foram: R$ 127 milhões e R$ 92 milhões, respectivamente”, destaca o site oficial da Aleac.
Alguns parlamentares destacaram que as audiências públicas têm ocorrido com certa frequência e nada é resolvido.
“É uma vergonha. É isso que eu tenho para falar. Já participei de tantas audiências públicas e nada é resolvido. É muita falta de respeito com a dona Maria, residente de Marechal Thaumaturgo, que vem de ônibus por essa estrada para fazer seu tratamento de câncer na capital. Isso é desumano. A atual condição da BR 364 é um verdadeiro descaso, uma falta de respeito com o cidadão acreano”, disse Maria Antônia (Progressistas).
Edvaldo Magalhães (PCdoB) destacou ainda que o recurso não é o principal problema da estrada, mas destacou que não são apresentadas medidas efetivas para mudar esse cenário.
“Recurso não é o problema principal da BR-364. Do ponto de vista técnico, nós tivemos que apanhar muito para aprender e ainda não temos a solução. Temos uma técnica que ao longo do tempo as pessoas foram experimentando para encontrar uma solução mediana, essa é a verdade. Neste sentido, não é honesto do ponto de vista político dizer que temos que colocar um ponto final nessa novela porque não é assim que funciona. A BR-364 sempre vai precisar de manutenção, isso é um fato. Mesmo depois de pronta, reconstruída. Nosso desafio é a questão dos custos.”
VÍDEOS: g1

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