Deu o que falar: Homem mais alto e mulher mais baixa do mundo

O encontro entre o homem mais alto e a mulher mais baixa do mundo, em 19 de fevereiro de 2024, deu o que falar nas redes sociais.
Sultan Kösen, de 2,51 metros, e Jyoti Amge, de 62,8 centímetros, posaram para fotos na Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos.
A dupla está registrada no Livros dos Recordes (Guinness Book) devido a seus tamanhos extremos (para cima ou para baixo), sem paralelo na atualidade.
Entretanto, muita gente criticou as brincadeiras que o gigante fez com a pequenina, considerando que ele a segurou de forma inadequada.
Embora Jyoti demonstrasse se divertir com a brincadeira, muitas pessoas consideraram que ela, na verdade, estava constrangida e que Sultan botou a mão em partes que não deveriam ser tocadas do corpo da mulher.
O reconhecimento de ambos pela estatura no Guinness ocorreu em 2011. O encontro de fevereiro de 2024 foi o segundo entre eles. Kösen e Amge já haviam posado juntos m 2018, no Egito, a convite do governo local.
Nascido na Turquia, Sultan Kôsen tem 41 anos ( nasceu em 10 de dezembro de 1982) e está entre dez casos atestados até hoje de pessoas no mundo com altura superior a 2,5 metros.
Jyoti Amge, de 30 anos ( nascida em 16 de dezembro de 1993), é natural da Índia e seu tamanho é menor que o de uma criança de cinco anos.
A altura descomunal de Kösen é decorrente de um tumor na hipófise (glândula do tamanho de uma ervilha antes denominada pituitária), localizada na base do cérebro.

O tumor leva à produção excessiva do hormônio do crescimento pela hipófise. A condição é conhecida como gigantismo pituitário.
O homem mais alto do mundo precisa de muletas para se locomover . Ele é o único muito alto na família. O pai e os irmãos de Sultan têm estatura média.
O turco tem outra marca presente no Livro dos Recordes: pessoa viva com as maiores mãos – 28,5 centímetros do pulso até a ponta do dedo médio.
De acordo com o Guinness Book, a altura de Kösen o impediu de terminar a escola.
Na adolescência, o homem mais alto do mundo foi contratado pela equipe de basquete de Galatasaray. A estatura, no entanto, acabou sendo inviável para que ele seguisse jogando a modalidade, da qual é fã declarado.
Jyoti Amge é portadora de um nanismo denominado acondroplasia, que limita o crescimento a um determinado ponto.
A pequena indiana, que se tornou famosa por causa dessa peculiaridade, sempre quis ter também um outro tipo de fama. Desde pequena, ela acalenta o sonho de ser atriz.
De acordo com suas manifestações no Instagram, Jyoti Amge é fascinada por moda e gosta de posar para fotos trajando roupas novas.
Bookmark the permalink.