Cadastro no novo sistema de bilhetagem de Macapá é prorrogado até 31 de janeiro


CTMac informou que todas as linhas de ônibus que atuam na capital já aderiram ao sistema. Veja nesta matéria os pontos de atendimento à população.  Expresso era a única que ainda não tinha aderido ao novo sistema
Jorge Júnior/Rede Amazônica
A Prefeitura de Macapá prorrogou até 31 de janeiro o prazo para o cadastro no novo sistema de bilhetagem dos ônibus que atuam na capital. Essa é a 2ª vez que o serviço é estendido, isso em razão da alta demanda. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (9) durante coletiva. Dois pontos fixos foram disponibilizados para atender à população. (veja endereços nesta matéria). 
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
Entenda o novo sistema de bilhetagem
A mudança ocorreu a partir de uma decisão judicial que passou a administração dos coletivos da capital para a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac). 
A partir de 31 de janeiro, apenas os cartões emitidos pela Companhia vão valer. A ideia é unificar o serviço na capital. A mudança não atinge os coletivos da linha intermunicipal – Santana e Mazagão- estes continuam sendo atendidos pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap).
A bilhetagem vai ser realizada num único cartão, por isso, os antigos cartões emitidos pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) devem ser cancelados a partir de 31 de janeiro. De acordo com a CTMac, com a troca para o novo sistema, caso o usuário tenha saldo no cartão antigo, ele será transferido para o atual. 
Um dos impasses para a implementação do serviço era que uma das empresas que atuam na capital ainda não tinha aderido ao sistema. Mas de acordo com a CTMac, a linha agora também faz parte da bilhetagem. 
“Nós estamos em contato com a empresa, ontem (quarta-feira) eles pegaram nossos validadores aqui na CTMac e estão na fase de implementação e daqui com alguns dias os cartões do município já vão ser válidos nesta linha”, disse João Mendonça, diretor-presidente da CTMac.
Ainda segundo o diretor-presidente, os trâmites do novo sistema de bilhetagem ocorrem há cerca de 10 meses. 
“Tudo isso é uma forma de garantir um transporte de excelência para a população. Não vamos aceitar dentro de Macapá outro sistema que não seja o da prefeitura. Anteriormente tínhamos reclamações de que os ônibus não passavam ou demoravam até 2h […] Com o novo sistema, não tem como burlar, o ônibus que não rodar recebe uma penalidade”, afirmou João Mendonça. 
A Companhia informou que o itinerário da capital funciona com aproximadamente 90 veículos, a expectativa é aumentar para 120.  
💳 Como emitir o novo cartão? O processo ocorre de forma online ou presencial. (veja endereços de atendimento abaixo).
Aplicativo para android
Aplicativo para IOS
Para cadastro de estudantes é necessário preencher dentro do aplicativo dados como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, telefone, escolaridade (grau; série), Código de Endereçamento Postal (CEP), bairro, logradouro, número, complemento, estado e cidade.
O estudante deve informar também o local de ensino ao qual pertence e anexar uma foto 3×4 com fundo branco e sem adereço. Além da foto dos seguintes documentos:
Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
Registro Geral (RG);
Comprovante de residência;
Matrícula Escolar.
Após esse processo, o pedido será enviado para análise. Já o recadastro, quando necessário, será divulgado previamente pela CTMac.
Cadastro presencial
Para quem preferir realizar o cadastro de forma presencial foi disponibilizado pela prefeitura o espaço da CTMac, localizado na Avenida Iracema Carvão Nunes, 298, Centro e funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.
Além disso, a União dos Negros do Amapá (UNA), no bairro do Laguinho, também é um ponto de atendimento.
Vale-transporte
Em relação aos trabalhadores, a orientação é que a empresa cadastre o funcionário no site da Prefeitura de Macapá. Na plataforma o empregador deve anexar os documentos do trabalhador e solicitar o cartão.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Bookmark the permalink.