‘O tempo todo em estado de alerta’: brasileira está entre dois focos de incêndio em Los Angeles


Cidade vive o por incêndio da história deste terça-feira (7). Mais de cem mil pessoas já tiveram que deixar suas casas e cinco pessoas morreram. Alissa, natural de Porto Alegre, mora há cerca de um ano em Northridge. Veja imagens do céu de Los Angeles durante incêndios
Los Angeles vive o pior incêndio da história desde terça-feira (7). Ao todo, mais de cem mil pessoas já tiveram que deixar suas casas e cinco pessoas morreram. Entre elas está a brasileira Alissa Boelter, de 24 anos. Em entrevista ao g1, contou que vive sobreaviso: “Ficamos o tempo todo em estado de alerta”.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Natural de Porto Alegre, ela é publicitária e mora há um ano em Northridge, um bairro mais ao norte da Califórnia, que está distante do foco das chamas. No entanto, ela relata que o incêndio, que começou na Região Sul, se espalhou rapidamente “Bem densa e escura. Um cheiro forte de queimado”.
Registros do céu de Los Angeles durante incêndios
Alissa Boelter
Alissa vive com o namorado, e até o momento, o casal não precisou deixar a residência. No entanto, estão localizados entre dois focos do incêndio, como mostra a imagem abaixo. “Nos preparando caso o pior aconteça. Por enquanto não temos previsão de evacuação aqui, mas tudo tem mudado muito rápido”, afirma.
Ela relata que algumas pessoas que ela conhece, perderam suas casas e veículos. Outras precisaram sair às pressas, sem saber se poderão voltar.
O que são os ventos de Santa Ana, que tornam incêndios em Los Angeles ‘incontroláveis’
Ponto azul no mapa indicada a localização de Alissa em Los Angeles. Ao redor, é possível ver focos do incêndio
Reprodução/Alissa Boelter
Focos de incêndio
O primeiro foco de incêndio atingiu Pacific Palisades, uma área nobre da cidade entre Santa Monica e Malibu, ainda na terça-feira, o que levou o Departamento de Bombeiros de Los Angeles a emitir uma ordem de evacuação obrigatória para uma ampla área, das colinas de Topanga Canyon até o litoral.
Um segundo incêndio começou próximo a Pasadena, no norte de Los Angeles, e multiplicou de tamanho em poucas horas, atingindo 400 hectares, de acordo com a Cal Fire.
A rápida evolução dos incêndios ocorre por conta do fogo aliado a rajadas de vento que superam os 100 km/h, o que dificulta o trabalho dos bombeiros.
Imagens de satélite mostram dispersão da fumaça
Imagem: Reuters
Condições para o fogo
A região da Califórnia vem sendo alvo de incêndios de grandes proporções nos últimos anos, mas raras vezes eles ocorreram no inverno. Segundo o governo americano, apenas seis incêndios florestais queimaram mais de 5 km² em janeiro na Califórnia desde 1984. As chamas que consomem cidades na região hoje já atingiram mais que o dobro dessa área.
De acordo com os meteorologistas, o incêndio de grandes proporções fora de época está relacionado às condições climáticas enfrentadas pela região. Com esse cenário, a região tornou-se vulnerável ao fogo.
Antes e depois em FOTOS: o pior incêndio da história de Los Angeles
Bombeiros combatem incêndio em Hollywood Hills, em Los Angeles
Incêndio atinge bairro de celebridades
Os incêndios também atingiram as residências de famosos como o ator Ben Affleck, atriz e socialite Paris Hilton e o ator e escritor Billy Crystal.
O casal Spencer Pratt e Heidi Montag Pratt também está no grupo de celebridades que perdeu a casa em Pacific Palisades. O bairro abriga mansões de diversas celebridades, como Tom Hanks, Adam Sandler e Reese Witherspoon.
Casa pega fogo em Los Angeles, na Califórnia
Mario Tama/Getty Images via AFP
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Bookmark the permalink.