Roda de São Gonçalo e gerações de vaqueiros: tradições marcam a jovem história de Lagoa Alegre


Emancipada há três décadas, Lagoa Alegre conta com uma população fortemente influenciada pela religiosidade católica. Roda de São Gonçalo e vaqueiros: tradições marcam história de Lagoa Alegre
Jairo Silva/TV Clube
O Piauí de Riquezas deste sábado (11) visitou a cidade de Lagoa Alegre, emancipada há 32 anos e distante 90 km de Teresina. Os moradores cultivam fortes tradições regionais e religiosas, como a roda de São Gonçalo e as gerações de vaqueiros.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A roda de São Gonçalo é feita na casa da aposentada Constância Andrade há cinco décadas. Quando uma graça é alcançada por meio da intercessão do santo, ela convida os amigos e vizinhos para cantarem e dançarem.
O ritual conta com nove pares de mulheres e quatro homens – dois guias e doias contraguias. Eles dançam por nove “jornadas” e, quando terminam, gritam o nome de São Gonçalo e jogam fora um caroço de milho. Ao fim da última “jornada”, eles colocam joias em um arco dedicado ao santo. Os objetos, então, são leiloados.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Além da dança, a herança dos vaqueiros também é presente em Lagoa Alegre. Desde um idoso de 90 anos a um adolescente de 16, os vaqueiros se reúnem para festejar a profissão e ajudar a comunidade do povoado Bebedouro, na zona rural, a construírem uma capela em honra ao Imaculado Coração de Maria.
“Há quatro anos que a gente começou aqui. Estamos construindo aos poucos com doações das próprias famílias. A vinda das comunidades durante os festejos só aumenta nossa união e nosso elo”, diz Gracilene de Carvalho, uma das organizadoras dos festejos.
Roda de São Gonçalo e vaqueiros: tradições marcam história de Lagoa Alegre
Jairo Silva/TV Clube
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
,
Bookmark the permalink.