Igreja Católica comemora jubileu de 300 anos de atuação em Roraima


Presença da igreja Católica no estado se iniciou em 1.725, com a chegada dos missionários Carmelitas. Programação de 300 ocorre durante todo ano e simultaneamente ao Jubileu da Esperança, celebrado mundialmente. Fiéis católicos celebram dois jubileus em 2025 em Roraima
Arquidocese de Belo Horizonte/Divulgação/Arquivo
A Igreja Católica inicia neste domingo (12) a comemoração do jubileu que celebra os 300 anos de atuação em Roraima. As comemorações ocorrem ao longo de todo o ano no estado, com programação que inclui missas, peregrinações e momentos de indulgência plenária – quando uma pessoa recebe o perdão de todos os pecados de sua vida.
Na contagem da Diocese de Roraima, a igreja Católica está presente ininterruptamente no estado desde o ano de 1.725, no século 18, quando os missionários Carmelitas começaram o trabalho de evangelização na região.
O Jubileu de 300 anos da igreja Católica em Roraima começa às 16h deste domingo com peregrinação da Igreja Menino Jesus, no bairro Liberdade, até a Matriz Nossa Senhora do Carmo, no Centro, onde ocorre a missa celebrada pelo bispo da Diocese de Roraima, Dom Evaristo Spengler.
Bispo da Diocese de Roraima, Dom Evaristo Spengler
Diocese de Roraima/Reprodução
Em entrevista ao g1, Dom Evaristo Spengler explicou que este ano a igreja Católica em Roraima celebra dois jubileus: o de 300 anos no estado e o Jubileu da Esperança, também conhecido como Ano Santo de 2025, celebrado mundialmente por todos os fiéis. Ele reforça que é um ano especial e fortalecimento da fé.
“É um ano muito frutuoso nas orações. Cada pessoa deve buscar cada vez mais um encontro pessoal com Jesus Cristo, através da leitura da Bíblia, da oração em casa, em família, e também na sua comunidade. A igreja ela evangeliza e é evangelizada basicamente nas comunidades, onde pessoas sentem membros do povo de Deus”, disse o bispo.
Ele informou, ainda, que caos algum fiel queira receber o perdão de todos os pecados da vida neste ano de Jubileu – único período em que a igreja pode conceber o benefício, a pessoa interessada deve ir a uma das igrejas jubilares: a Catedral Cristo Redentor, a Matriz Nossa Senhora do Carmo, ou a Reitoria de Nossa Senhora Aparecida.
“Uma pessoa que quer receber o perdão de todos os pecados da sua vida vai fazer um gesto de caridade mostrando a sua mudança de vida. Ela vai confessar seus pecados, participar de uma eucaristia, receber da comunhão e rezar na intenção do Papa”, explicou.
Ao longo desde ano de 2025, a Diocese planeja ações catequéticas, retiros espirituais e formações incentivando a participação ativa da população no Jubileu de 300 anos e no Jubileu da Esperança.
Presente nos 15 municípios de Roraima, a igreja Católica conta com 450 comunidades, sendo 221 em áreas indígenas, 86 na capital Boa Vista , as demais estão espalhadas no interior do estado.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Bookmark the permalink.