Maternidade Mãe Luzia amplia oferta de exames de triagem para neonatal em Macapá


Serviço passou por mudanças na triagem do neonatal para melhorar atendimento. Teste do olhinho: serviço será retomado no dia 21 de janeiro na Maternidade Mãe Luzia
O Hospital da Mulher Maternidade Mãe Luzia, em Macapá, passou por mudanças na triagem, incluindo a ampliação para cinco exames – antes eram ofertados apenas três. Nessas alterações, foram acrescentados o teste do pezinho e do coraçãozinho.
A partir desta semana são ofertados os seguintes testes: do Olhinho, Coraçãozinho, Pezinho, Orelhinha e Linguinha.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
O teste do olhinho é um exame simples e essencial para a saúde ocular da criança, realizado de forma preventiva para identificar doenças como catarata congênita, glaucoma congênito e retinoblastoma. Essas condições, se não tratadas precocemente, podem levar à cegueira irreversível.
O teste do coraçãozinho é um exame que mede a oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos de recém-nascidos. É um exame indolor feito nas primeiras 24 horas de vida do bebê.
Teste do pezinho
Divulgação/Agência Brasil
O teste do pezinho é um exame obrigatório que serve para detectar doenças em recém-nascidos. Ele é realizado por meio da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê e é recomendado para ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida.
O teste da orelhinha é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. O teste é feito nas primeiras 24 horas de vida do bebê.
Já o teste da linguinha é um exame que identifica a anquiloglossia, uma anomalia congênita que restringe os movimentos da língua.
Todos os testes são feitos para identificar possíveis doenças e encaminhar aos especialistas, além de fazer a conexão com a rede de saúde.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Bookmark the permalink.