O que significa dormir de cobertor até no calor, segundo a psicologia

Você é daqueles que costuma dormir de cobertor até no calor? Esse comportamento, que pode parecer apenas um hábito, possui explicação psicológica e científica, e está relacionado ao relaxamento do corpo e da mente.

Mulher debaixo das cobertas com pés para baixo

Dormir de cobertor até no calor pode ter diversos significados, que vão além de certos costumes e hábitos – Foto: Canva/ND

Conforme especialistas, a sensação de estar coberto ativa o sistema nervoso parassimpático, que promove relaxamento e reduz o estado de alerta do corpo. A leve pressão exercida por um cobertor, especialmente os chamados cobertores pesados, é capaz de estimular essa resposta e trazer sensação de calma e segurança.

Um estudo do Departamento de Anestesiologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, publicado em 2011, aponta que a pressão distribuída por cobertores ponderados ajuda a aliviar dores crônicas e pode melhorar a qualidade de sono.

Benefícios de dormir de cobertor até no calor

Os cobertores pesados são associados à melhora de questões de saúde mental em adultos, como ansiedade e depressão. Os pesquisadores das universidades de Flinders e Adelaide, na Austrália, publicaram no American Journal of Occupational Therapy um estudo que destaca a eficácia desses cobertores em proporcionar conforto emocional e facilitar o relaxamento.

Apesar de ser popular entre pais e crianças com condições como TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) ou TEA (Transtorno do espectro autista), os cientistas alertam que os benefícios para esses grupos ainda não possuem evidências conclusivas.

Em algumas crianças, o uso pode trazer conforto, em outras, pode causar desconforto ou até aumentar a ansiedade.

Mulher dormindo embaixo de cobertas

Conheça os benefícios de dormir de cobertor até no calor – Foto: Canva/ND

Por que sentimos segurança ao dormir de cobertor até no calor?

Além dos efeitos físicos, dormir de cobertor até no calor possui raízes psicológicas e comportamentais. Veja algumas explicações:

  • Sensação de proteção: o cobertor funciona como uma espécie de “barreira” que traz conforto e segurança emocional;
  • Hábito de infância: muitas pessoas mantêm na vida adulta o hábito adquirido na infância, quando se cobrir era uma forma de conforto ou proteção;
  • Bloqueio de estímulos: o cobertor ajuda a criar um ambiente mais tranquilo ao reduzir a exposição à luz, ruídos e até picadas de insetos.

Cuidados no uso de cobertores

Embora o uso de cobertores seja benéfico para muitos, é importante estar atento a algumas situações:

  • Bebês e crianças pequenas: o uso deve ser supervisionado para evitar o risco de sufocamento ou movimentos restritos;
  • Pessoas com problemas respiratórios: quem sofre de apneia obstrutiva do sono ou outras condições respiratórias devem evitar cobertores pesados.
  • Indivíduos com dificuldades cognitivas: o cobertor deve ser fácil de remover para não gerar ansiedade ou desconforto.
Pessoa coberta com lençol e deitada com travesseiro

O uso de cobertores precisa ser usado com certo cuidado para evitar problemas maiores – Foto: Canva/ND

Cobertores na terapia ocupacional

Cobertores ponderados têm ganhado espaço em terapias ocupacionais como uma ferramenta para reduzir ansiedade e melhorar a qualidade do sono. No entanto, ainda não existem diretrizes claras sobre o peso, a frequência de uso ou a duração ideal, segundo a pesquisadora Suzanne Dawson.

Seja por hábito, conforto ou efeito terapêutico, o fato é que dormir coberto, mesmo no calor, é uma escolha que pode trazer benefícios emocionais e físicos. No entanto, como todo recurso terapêutico, o uso deve ser adequado às necessidades individuais de cada pessoa.

Bookmark the permalink.