Após iniciar o ano com vazão, Rio Acre sobe quase 3 metros em 24 horas na capital; confira oscilação


Rio Branco acumulou 3,6 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, e volume dos 10 primeiros dias do mês já chega a quase 30% da média histórica para janeiro. Rio Acre subiu 1,58 metro entre quinta e sexta-feira, e ultrapassou os 10 metros ao meio-dia
Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre
Após iniciar o ano com vazão, o Rio Acre subiu mais de 2,8 metros em 24 horas e chegou a 7,72 metros em Rio Branco na medição feita às 6h desta sexta-feira (10), segundo a Defesa Civil Municipal.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A capital acumulou 3,6 milímetros de chuva nas últimas 24h, e o volume dos 10 primeiros dias já chega a quase 30% da média histórica para janeiro, que é de 299 milímetros, ainda segundo a medição diária feita pelo órgão.
Entre o dia 1º e essa quinta-feira (9), o nível do rio teve redução de 2,85 metros, saindo de 8,06 metros para 5,21 metros, até voltar a subir nesta sexta.
LEIA MAIS:
Com aumento de chuvas, rio sobe mais de 3 metros no interior do AC; capital teve subida de quase 1 metro
Em 24 horas, nível do Rio Acre sobe mais de seis metros em Assis Brasil
Já o acumulado de chuvas está em cerca de 88,5 milímetros, com destaque para o primeiro dia do ano, com 34,2 milímetros.
Subida no fim do ano
No dia 27 de dezembro, após subir 1,58 metro em 24h, o Rio Acre superou a marca de 10 metros após 9 meses na capital, com 10,15 metros, superado logo depois, com 10,27 metros na medição do meio-dia.
O nível já havia subido de 8,27 para 9,85 metros entre as 6h de quinta (26) e sexta, e aumentou outros 42 centímetros já na manhã desta sexta.
A última vez que o rio havia passado dos 10 metros foi no dia 13 de março, quando marcou 10,78 metros, em meio à vasão do período pós-cheia.
A Defesa Civil Municipal de Rio Branco alerta que a elevação deve se intensificar nos próximos dias devido à influência de outros trechos da bacia, como os municípios de Capixaba e Senador Guiomar.
“Nós sabemos também que a cota do nosso alerta máximo é de dez metros, nós estamos executando já há mais de duas semanas a primeira fase do plano de contingência e agora, ele chegando em dez metros, que deve chegar até por volta de meio dia, nós vamos executar a segunda parte do plano de contingência que são outras providências que precisamos tomar”, disse o coordenador do órgão, tenente-coronel Cláudio Falcão durante participação no Jornal da Manhã, da CBN Amazônia Rio Branco.
Com fortes chuvas, Defesa Civil monitora o nível do Rio Acre na capital e no interior
Com a confirmação da previsão, Falcão também informou que já foi solicitado o espaço do Parque de Exposições Wildy Viana para a possível construção de abrigos, e hoje foi feita uma visita para o planejamento.
O coordenador ressalta, porém, que o índice de 10 metros ainda não põe nenhuma regional em risco, mas o órgão permanece em alerta com o plano de contingência, pois a diferença de quatro metros entre o nível atual e a cota de transbordamento, de 14 metros, pode ser superada em poucos dias.
“Esses quatro metros podem ser consumidos em pouco tempo, é por isso que a gente precisa correr bastante. Então, no dia de ontem (26), nós já solicitamos a disponibilidade do parque de exposições, a partir do dia de hoje, dependendo do que acontecer, a gente já precisa acionar as secretarias municipais para começar a preparação de abrigos”, acrescentou.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.