Após professora acertar tema, aluna baiana garante 980 na redação do Enem: ‘prova que a escola pública ainda é boa’


Inês foi uma das baianas com nota mais alta na matéria. Moradora de Cipó, ela foi aluna de professora que trabalhou o tema da redação durante todo ano letivo na rede estadual. Estudante de escola estadual de Cipó conseguiu 980 no Enem
Redes sociais
Em novembro do ano passado, um vídeo gravado em uma escola estadual de Cipó viralizou nas redes sociais. Nele, a professora Maria Ivone das Neves, conhecida como Neury, é aplaudida pelos alunos após acertar o tema da Redação do Enem. Dois meses depois, uma das alunas da educadora comemora a nota 980 na redação do exame.
📚 Na Bahia, nenhum estudante alcançou a nota mil no Enem de 2024. Na edição, apenas 12 dos quase 3,2 milhões de participantes tiveram a nota máxima e apenas um deles é de escola pública. Na Bahia, a maior nota foi 980 e a estudante Inês Lyssa Ribeiro dos Santos, de Cipó, é uma delas.
Inês tem 17 anos e estudou todo o ensino médio no colégio estadual Ceti Água Termais Cipó. O colégio fica na cidade de mesmo nome, situada no nordeste da Bahia e com pouco mais de 17 mil habitantes.
Ainda anestesiada com a nota na redação, a adolescente destacou a importância de “sonhar junto” para que o sonho vire, de fato, realidade.
“Depois que vi a nota, falei com a pró. Disse para ela que essa conquista não era só minha, era nossa. Ela e os outros professores se empenharam muito o ano inteiro para que nós, alunos da rede pública, tivéssemos um bom resultado”, destacou.
Além do empenho dos professores, Inês contou com uma super rede de apoio dentro de casa. A mãe, que é professora, a incentivou a montar um cronograma de estudos e deu de presente um cursinho online, que ela conciliou com a escola.
Apesar de não ter sido fácil estudar para o terceirão, para o Enem e ainda dar conta das atividades do cursinho, a adolescente afirma que o esforço valeu muito a pena. Com a super nota, ela pretende cursar medicina ou biomedicina em uma universidade na Bahia.
“Isso prova que a escola pública ainda é boa, que os alunos querem estudar, que vale a pena”, contou.
Professora na Bahia acerta tema da redação no Enem e viraliza nas redes sociais
Inês não foi a única da escola a mandar bem na redação. A cidade tem outros alunos destaque no exame, com notas de redação que vão de 900 a 980. Para a professora Maria Ivone, essa é mais uma prova que a educação pública de qualidade é mais que possível, é real.
“Estou muito feliz com esses resultados, porque vivemos em um país com grande desigualdade social e a universidade pública é um instrumento seguro para vencer essas desigualdades”, afirmou.
Assim como Inês, a educadora ainda está anestesiada com tantas mensagens positivas dos alunos. Ela reforçou a importância de um resultado tão positivo em uma cidade pequena do interior da Bahia.
“Em um país com apenas 12 notas mil, sendo apenas uma delas de rede pública, esse resultado é muito bom. Estamos falando de uma cidade de menos de 30 mil habitantes e que teve notas muito boas”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
Estudantes baianas comemoram mais de 950 pontos na redação do Enem e dão dicas para prova
Após Fernanda Torres vencer Globo de Ouro, governador da Bahia promete levar ‘Ainda Estou Aqui’ para escolas estaduais
Estudantes baianas desenvolvem canudo comestível sustentável à base de gelatina e frutas que serve como sobremesa
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Bookmark the permalink.