Turistas argentinos impulsionam vendas de bares e restaurantes em Santa Catarina

Os turistas argentinos que escolheram Santa Catarina para passar a temporada de verão contribuíram para impulsionar as vendas no setor de alimentação fora de casa no início da temporada.

Família de argentinos em  Canasvieiras – Foto: Valeska Loureiro/ND

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel SC) feita com restaurantes, cafeterias, lanchonetes e outros estabelecimentos, 39,2% dos entrevistados registraram movimento muito maior (variação de mais de 15%) ou maior do que na temporada passada.

Outros 36,3% afirmaram que o movimento está semelhante ao do ano passado e 24,5% sofreram com retração na demanda. Os empresários também foram questionados sobre a origem dos turistas atendidos. Quase a metade dos entrevistados – 45% do total – percebeu alta no fluxo de argentinos.

Houve percepção de aumento na presença também de turistas catarinenses (32,2%), gaúchos, (24%), paulistas (23,4%) e paranaenses (18,1%). Na lista de emissores citados também aparece a Europa (7,6%), o Paraguai, Chile e Uruguai.

Ainda conforme o levantamento, quase 92% dos estabelecimentos receberam turistas nas semanas entre o Natal e o Ano Novo.

“A pesquisa reflete o impacto positivo do turismo para o setor de bares e restaurantes em Santa Catarina, especialmente com o aumento significativo de turistas argentinos, que têm contribuído para aquecer a economia local nesta temporada de verão”, avalia Juliana Mota, presidente da Abrasel SC.

Turistas argentinos chegam com moeda valorizada

Nesse cenário, segundo Juliana, um ponto interessante são os efeitos da desvalorização do Real.

“Se por um lado essa desvalorização traz a perda do poder de compra do consumidor e o aumento de custo dos produtos, por outro torna o Brasil um destino turístico competitivo para os turistas que chegam com moedas mais valorizadas, principalmente os argentinos”, explica a presidente da Abrasel SC.

Mesmo com o bom resultado obtido no final de 2024, o setor mostra certa cautela com relação ao desempenho do restante da temporada. Para 42% dos entrevistados, o movimento deve ser igual ao do verão passado. Já 37,4% dos empresários acreditam que o movimento será melhor e 20,5% considera que será pior.

Entre os maiores desafios para o negócio, quase 60% dos empreendedores apontam a contratação de mão de obra. Tanto que 43% dos estabelecimentos não conseguiram completar a equipe no final do ano.

Entre as principais dificuldades está encontrar candidatos para as vagas (45,3%), a falta de interesse nas vagas oferecidas (34,7%) e candidatos sem qualificação para a função (17,3%).

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