Prefeitura de Teresina convoca 351 profissionais para atuação nas UBSs voltadas para saúde da família


Segundo a concessionária, a previsão é de que a manutenção seja normalizada a partir das 10h do mesmo dia, com o retorno gradativo do abastecimento a partir deste horário. Prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, assina edital de convocação de aprovados para a FMS
Izabella Lima/g1
O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), assinou nesta quarta-feira (15) o edital de convocação de 351 candidatos aprovados para preenchimento de vagas na Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Os convocados passaram no último concurso público realizado pelo Instituto Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) em 2024.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município e os profissionais serão destinados às Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atuação na Estratégia Saúde da Família (ESF).
A convocação contempla 129 médicos, 38 enfermeiros, 15 cirurgiões dentistas, 101 técnicos em enfermagem, 13 técnicos em farmácia, 14 auxiliares de saúde bucal e 41 auxiliares de administração.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O secretário da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles da Silveira, enfatizou a prioridade dada à atenção básica neste momento e anunciou que, até o final do mês, uma nova chamada, de cerca de 250 profissionais, será feita para trabalhar em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Hospital de Urgência de Teresina.
“Nós estamos chamando apenas os profissionais que irão trabalhar na atenção básica. Ao final do mês, até a primeira semana de fevereiro, estaremos fazendo outra chamada. Nós já avançamos, até por uma decisão do prefeito, dentro do limite que a lei permitia, nós já estamos chamando muita gente do cadastro de reserva”, acrescentou.
O secretário destacou também a preocupação com a qualificação dos novos profissionais e a colaboração com sindicatos e conselhos regionais.
“Nós vamos treinar esses médicos, pedimos o apoio do Sindicato dos Médicos e do Conselho Regional de Medicina para termos cada vez mais profissionais qualificados no atendimento. A diretriz definida por esta gestão é acolher, tratar e estar sempre presente na vida dos nossos usuários”, disse.
Os candidatos poderão comparecer a partir de segunda-feira (20) à sede da FMS na Zona Norte de Teresina para receber todas as orientações necessárias.
O prefeito Silvio Mendes afirmou que a saúde pública deve ser tratada com respeito e ética, especialmente para atender os mais necessitados.
“A saúde pública decente tem que ser feita com ética, com respeito, e fazer o que tem que ser feito. Não é favor. A gente tem que olhar principalmente os mais humildes, que não possam ter um plano de saúde”, declarou.
*estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Bookmark the permalink.