Banco Central ironiza nas redes fake news sobre taxação do PIX e usa hit do verão: ‘Descer para o BC’

O Banco Central (BC) usou as redes sociais nesta quarta-feira (15) para desmentir de forma bem-humorada os boatos de que o Pix seria taxado ou que o sigilo bancário dos usuários estaria em risco. Com um toque descontraído, o BC ironizou as fake news e fez referência ao hit do verão “Descer pro BC”, da dupla Brenno e Matheus.
Na publicação, o BC começa com tom provocativo: “Faaaaala meus amantes de teoria da conspiração e caçadores de tarifa em serviço de pagamento gratuito! BC Sincero na área para aliviar o coraçãozinho de quem desceu pro BC com a cabecinha cheia de fake news sobre cobrança de taxa no Pix e fim do sigilo bancário das suas movimentações financeiras. Hora de ouvir umas verdades que o vacilão da fake não quer te contar, bebê.”
A expressão “descer pro BC” remete ao refrão da música que viralizou neste verão e ganhou popularidade em festas e redes sociais. A publicação brinca com o clima descontraído da canção, transformando um tema sério em algo mais leve para alcançar o público jovem e engajar com quem pode ter sido impactado pelos boatos.
Nos últimos dias, uma onda de desinformação nas redes sociais levantou rumores de que o governo estaria planejando taxar as transferências feitas pelo Pix e acabar com o sigilo bancário dos usuários. As fake news geraram confusão e foram usadas por golpistas para aplicar fraudes, como boletos falsificados.
O BC aproveitou o momento para reafirmar que o Pix continua sendo gratuito para pessoas físicas e que o sigilo das movimentações financeiras está assegurado por lei.
Bookmark the permalink.