Projeto de climatizador sustentável de alunos acreanos conquista três prêmios durante feira de ciências em SP


Aparelho premiado é feito de materiais reaproveitados, e funciona por meio de uma caixa de isopor para manter a temperatura conectada a um joelho de PVC. Alunos ganhadores são da escola João Calvino em Rio Branco. Ao criar climatizador sustentável, alunos de escola pública do AC são finalistas em feira nacional
Arquivo pessoal
O climatizador sustentável, criado por estudantes do 2º ano “A”, da escola pública João Calvino em Rio Branco, foi o ganhador de três prêmios na 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) realizada na Universidade de São Paulo (USP) pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), e promovida pela Escola Politécnica (Poli-USP).
LEIA TAMBÉM:
Ao criar climatizador sustentável, alunos de escola pública do AC são semifinalistas em feira nacional
Alunos do AC ganham prêmio nacional com projeto de biodigestor que substitui gás de cozinha
Placa solar feita de papelão e garrafa: como escola pública no AC se tornou referência em projetos sobre fontes renováveis de energia
Aplicativo que monitora rio e fogareiro alternativo são destaques no Mostra Viver Ciência em Rio Branco
O projeto “Climatizador sustentável e o bem-estar comunitário” de autoria de Heloísa Gabrielly Braga de Lima, Melissa Evenly da Costa Torres e Geovanna Araújo Chaves, orientados pelos professores Paulo Cezar Augusto e Marcella Pires de Oliveira, recebeu o Prêmio Destaque Unidades da Federação, destinado aos melhores trabalhos de cada estado.
O projeto também foi ganhador do Prêmio Febic, da Feira Brasileira de Iniciação Científica, com credenciais para participação da feira que ocorre em junho e setembro em Pomerode (SC). E venceu ainda o prêmio da 5ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências, com credenciais, hospedagem e passagens aéreas pagas para um estudante e um orientador representarem o grupo no evento, que acontecerá em Brasília (DF), em setembro de 2024.
A Febrace é a principal mostra nacional pré-universitária de projetos de ciências e engenharia. Nesta edição, estiveram em exposição 226 projetos desenvolvidos por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.
Os projetos com melhor avaliação ganharam troféus, medalhas e oportunidades de estágio e participação em eventos. Os prêmios foram concedidos pela organização da feira e por instituições parceiras, do Brasil e do exterior.
Finalistas
O climatizador é feito de materiais recicláveis e reutilizados, de forma simples e prática. É utilizada uma caixa de isopor para manter a temperatura, um joelho de PVC, um cooler de computador de 12 volts, uma bateria de 9 volts e alguns fios elétricos, utilizando água gelada e gelo como combustível.
À agência do governo do estado, a estudante Heloísa de Lima , de 16 anos, uma das participantes do projeto destacou o orgulho de representar o Acre em uma feira nacional. Além de participar, os alunos queriam trazer reconhecimento ao estado acreano.
“Nós estamos com expectativas muito altas em relação a esse projeto e também com muito orgulho de poder representar nosso estado do Acre na final de uma feira tão importante. Queremos não somente participar, mas também trazer reconhecimento para o nosso estado e a nós mesmos, trazendo visibilidade para o Acre e também alguns prêmios”, disse na época.
Projeto de alunos do Acre propõe climatizador com isopor e cano
Arquivo pessoal
O projeto foi desenvolvido e pensado há quase um ano. Durante este período, houve testes aprimorados e estudos sobre o protótipo. Todos os 500 Semifinalistas participaram da etapa de avaliação on-line que ocorreu em janeiro. A escola João Calvino foi a única do Acre a ser finalista da feira.
“Ele será utilizado no refeitório da escola com o intuito de climatizar o ambiente e futuramente se difundir em outros ambientes, como: hospitais sem devida climatização, escolas rurais, ambientes públicos e até mesmo na residência da população”, explicou o professor ao g1.
Após a coleta do material, a montagem da engenhoca leva cerca de 30 minutos. Uma ideia completamente sustentável, que trabalha a reciclagem e pensa em alternativa para amenizar os impactos das altas temperaturas.
Climatizador é feito com materiais recicláveis para refrescar ambientes pequenos
“O climatizador foi pensado inicialmente visando a melhoria na qualidade de vida dos alunos da escola, amenizando a sensação de calor excessivo e desconforto causado”, acrescentou.
Referência
Escola João Calvino é referência em projetos que unem sustentabilidade e ciência
Arquivo pessoal
A escola João Calvino tem sido referência no estado com relação a projetos que acabam incluindo questões importantes da sociedade no cotidiano desses alunos, que iniciam um processo de pesquisa para também solucionar algumas questões.
Desde 2013, a Escola Presbiteriana João Calvino, que abrange Ensino Fundamental II e Ensino Médio, tem se dedicado a incluir na grade escolar os eixos: ciência, tecnologia, meio ambiente e sociedade. O intuito é fazer com que os alunos entendam a ciência; saibam empregá-la no dia a dia, no que diz respeito ao meio ambiente, e levem respostas à sociedade.
Entre os projetos, há o biodigestor que substitui gás de cozinha, que ganhou o prêmio destaque da 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e ficou com 5º lugar na votação popular; placa solar feita de papelão e garrafa; e o aplicativo de Olho no Rio, que tem como finalidade a resolução dos problemas sociais. A plataforma contém vários tipos de informações importantes sobre os principais rios e seus afluentes.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.