Com previsão de -6ºC, posse de Trump deve ser a 2ª mais gelada desde a década de 1930; compare


Por causa do frio extremo, cerimônia acontecerá dentro do Capitólio. Recorde negativo foi registrado na posse de 1985, quando os termômetros marcaram quase -14ºC. Equipe de governo de Trump divulga foto oficial do segundo governo; veja o antes e depois
A cerimônia de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos está prevista para ocorrer sob temperaturas abaixo de zero na segunda-feira (20). A previsão do tempo indica que os termômetros podem registrar até -6°C em Washington.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Se confirmada, a posse poderá marcar a segunda temperatura mais baixa registrada em cerimônias presidenciais desde a década de 1930. A sensação térmica pode ser de ainda mais frio, já que a previsão indica ventos de até 56 km/h.
Diante da previsão, a posse de Trump será realizada dentro do Capitólio, em vez de ocorrer ao ar livre, como originalmente planejado.
Tradicionalmente, a posse presidencial é feita no lado oeste do Capitólio, com espaço para o público acompanhar o evento nos gramados do National Mall.
O frio é comum nesta época do ano em Washington, já que é inverno no hemisfério norte. Na posse de Joe Biden, em 2021, os termômetros marcavam pouco mais de 5°C ao meio-dia. Já em 2017, na primeira posse de Trump, a mínima registrada no mesmo horário foi de 8,8°C.
Segundo um histórico levando pela Associated Press, a média das temperaturas registradas ao meio-dia nas posses presidenciais dos últimos 82 anos é de 2,2ºC
De acordo com dados da Associated Press, a temperatura média ao meio-dia durante posses presidenciais nos últimos 82 anos é de 2,2°C.
O recorde de frio foi registrado em 1985, quando Ronald Reagan foi empossado com -14°C. Na ocasião, a cerimônia também foi transferida para dentro do Capitólio devido ao frio extremo. Veja no gráfico abaixo.
Gráfico mostra temperatura das posses presidenciais dos EUA
Arte/g1
Especialistas da Atmospheric Environmental Research afirmam que esta pode ser a onda de frio mais intensa da última década.
Trump usou uma rede social para orientar a população a evitar sair de casa e assistir à cerimônia pela televisão. Ele disse ter ordenado que a posse fosse feita dentro do Capitólio para proteger a população.
“Não quero ver pessoas feridas de forma alguma. São condições perigosas para as dezenas de milhares de policiais, socorristas, policiais K9s e até cavalos, e centenas de milhares de apoiadores que ficarão do lado de fora por muitas horas no dia 20”, escreveu.
Uma cerimônia aberta ao público será realizada em um ginásio com capacidade para cerca de 20 mil pessoas. Inicialmente, esperava-se um público de mais de 200 mil pessoas acompanhando o evento do National Mall.
Gelo cobre calçada no Capitólio dos Estados Unidos, onde deve acontecer a posse de Donald Trump, em foto de 17 de janeiro de 2025
REUTERS/Amanda Perobelli
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Bookmark the permalink.