Domingo será chuvoso em 22 estados e RJ terá calor de 40ºC; veja

Chuva engloba estado de SPMARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

O domingo será de chuvas intensas, tempestades e altas temperaturas em alguns lugares do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), há chances de precipitação em pelo menos 22 estados, com destaque para a região Norte e Sul.

Além disso, conforme o Alerta Rio, a população da cidade do Rio de Janeiro deve se preparar para um dia muito quente, com previsão de máxima de 40 °C. Confira a previsão completa:

Domingo chuvoso em todo país

Ao todo, o Inmet emitiu 5 alertas para ‘chuvas intensas’ que abrangem grande parte do território nacional.

Há dois alertas amarelos, de ‘perigo potencial’, que indicam chuvas de 20 a 30 mm/h, com possibilidade de até 50 mm ao longo do dia, acompanhadas de ventos fortes entre 40 km/h e 60 km/h.

Eles englobam os seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Os outros dois alertas laranja, de “perigo”, vale para algumas regiões específicas. Eles valem para os estados de Amazonas, Amapá, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, São Paulo e Tocantins, com destaque para o Paraná e Santa Catarina.

Para esses estados, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h) em algumas áreas.

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. É recomendado ter atenção redobrada e cuidados com a segurança.

O Instituto recomenda, em caso de rajadas de vento, que a população evite o abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e nem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Tempestades no Sul

O Inmet também emitiu dois alertas para tempestades na região Sul, mais especificamente o Rio Grande do Sul e o oeste catarinense.

O alerta é amarelo, de “perigo potencial”, e indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.

Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Calorão no Rio

O Rio de Janeiro segue com as máximas de 40ºC. Ao longo do dia, o céu vai variar entre claro e parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas isoladas e rápidas de chuva à tarde. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas seguem elevadas.

A recomendação para a população é de se manter hidratada, procurar abrigo em locais frescos e evitar exposições muito prolongadas ao sol.

Bookmark the permalink.