Ator de Sorocaba fala sobre experiência ao lado de Marcos Mion no filme MMA – Meu Melhor Amigo: ‘Muito louco e incrível’


Bruno Chipotle já participou de diversos projetos teatrais realizados na cidade. Ator fez participação especial no filme, que estreou nos cinemas nacionais nesta semana. Ator Bruno Chipotle nasceu em Sorocaba (SP) e está presente no filme MMA – Meu Melhor Amigo
Caio Oviedo
O filme MMA – Meu Melhor Amigo, que estreou nos cinemas de todo o Brasil na quinta-feira (16), teve a participação de um ator de Sorocaba, no interior de São Paulo. Bruno Chipotle, de 43 anos, contracenou com Marcos Mion, protagonista do longa, e contou ao g1 sobre a experiência.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
“MMA – Meu Melhor Amigo” aborda temas ligados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mion vive Max Machadada, um lutador de MMA que descobre ser pai de Bruno, um menino autista de 8 anos. E Bruno participou de uma cena onde seu personagem se envolve em um confronto com o protagonista.
Filme ‘MMA – Meu Melhor Amigo’ estreou na quinta-feira (16) nos cinemas nacionais
Divulgação
O ator contou ao g1 que interpretou um pai que tem preconceito. Na cena, o personagem insulta Bruno, filho do protagonista. “O comentário do meu personagem causa uma reação de raiva no pai dele. Os dois quase saem no soco durante a cena”, explica.
Para Bruno, o longa tem o poder de ajudar as pessoas a compreenderem melhor sobre o TEA, e reforça aspectos importantes sobre o assunto. “As pessoas precisam entender sobre o autismo e compreender que não são pessoas doentes. Eles apenas veem o mundo por outra perspectiva, e eu diria que é uma visão muito mais inteligente que a nossa”, diz.
“Além da questão do aspecto autista, o longa reforça que é de extrema importância que as pessoas olhem para si mesmas e para as suas relações”, acrescenta.
Ator Bruno Chipotle, de Sorocaba (SP), iniciou a carreira aos 16 anos de idade
Caio Oviedo
🎬 Cinema x teatro 🎭
Bruno soube do processo seletivo para o filme por meio de uma das agências de atores que participa. O ator conta que fez o teste de forma remota, com uma gravação chamada de “self-tape”, que é quando o roteiro é fornecido e o artista precisa fazer a captura de interpretação usando seu próprio dispositivo de gravação.
“Eles pediram para eu reproduzir a cena e montar como ela seria, de acordo com o que eu imaginava. Mandei o teste para eles e depois de algum tempo a minha agência me avisou que eu estava aprovado”, diz.
“O curioso é que eu estava muito confiante sobre esse papel, porque logo de cara o diretor José Alvarenga Jr. gostou muito do teste e até pediu para eu fazer outras regravações”.
Bruno Chipotle contracenou com ator e apresentador Marcos Mion em novo filme
Redes Sociais/Arquivo Pessoal
Vindo do teatro, Bruno conta que se deparou com grandes diferença dos palcos para uma produção de cinema. Segundo ele, o processo seletivo também foi um ponto de grande ansiedade e antecipação.
“Foi muito difícil entender as diferenças de interpretação no cinema. Quando começamos na área cinematográfica, ficamos com a cabeça ainda no teatro, que leva mais em conta a super interpretação, voz alta, e outras coisas. Na área do cinema, a atuação é muito mais contida. O diretor decidia tudo sobre minhas falas, se eu deveria falar baixinho e tudo ao mais. Essa situação foi desafiadora demais”, conta.
Ator Bruno Chipotle, nascido em Sorocaba (SP), conta sobre seu papel em filme estreado nos cinemas
Caio Oviedo
Apesar dos grandes desafios, ele realça que o trabalho foi uma experiência inesquecível e que contribuiu fortemente para sua carreira.
“Foi muito louco e incrível, um presente mesmo. Foi maravilhoso fazer parte de tudo isso, de toda essa estrutura, além de estar ao lado de grandessíssimos atores e do renomado diretor José Alvarenga”, diz.
“Fui muito bem acolhido e recebido por todos os artistas, e isso é incrível. Quando a relação é bacana em um set de gravações, acabamos também levando esse carinho e amizade para fora de cena”.
🎭 Início de carreira e outras obras
Bruno iniciou sua carreira na atuação aos 16 anos, quando teve a oportunidade de assistir os irmãos, Tiago Oliveira, Stefania Mendes e Geisa Helena, atuando. De acordo com ele, a paixão pela arte surgiu a partir desse momento.
“Na época eu acompanhei minha mãe matricular os meus três irmãos em uma oficina de arte, porém eu não fui matriculado nessa ocasião. Depois de assistir eles atuando, conhecendo as pessoas e tudo ao mais, eu fiquei afim e comecei a fazer também”, relembra.
“Além de ator, também trabalhei como iluminador de sonoplastas. Durante muito tempo, para fazer o teatro, você tinha que fazer um pouco de tudo”, complementa.
Bruno conta que o início de sua carreira foi totalmente focado no cenário teatral. Em 2008, foi pela primeira vez até a capital para ingressar na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP).
“No momento atual, a área teatral ficou meio que em segundo plano na minha vida. Mas tive que fazer muito conteúdo publicitário e outras coisas para chegar onde hoje estou, que é o cinema”, revela.
Ator Bruno Chipotle fez o processo seletivo para o filme de forma remota
Caio Oviedo
Desde o início da carreira, Bruno participou de alguns filmes, novelas, propagandas e curta-metragens. Ele ainda afirma que a maioria dos projetos previstos para 2025 foram produzidos em Sorocaba.
“Tem um curta de terror para estrear e é o primeiro que eu fiz. Ele é produzido por uma galera de Sorocaba e já está pronto, porém ele ainda não pode ser lançado porque vai ser inscrito em alguns festivais. Em breve deve ser divulgado por ai”, conta.
Bruno também fará uma participação especial em uma novela chamada “A Beleza Fatal”. Além disso, há diversos outros projetos que contam com a participação do ator, que se demonstra orgulhoso com suas conquistas.
“Outro recente trabalho foi o curta-metragem chamado ‘Marreta’, uma produção também da galera de Sorocaba. Nós ganhamos vários prêmios por esse trabalho, inclusive eu, que consegui o prêmio de melhor ator coadjuvante”, diz.
“O meu principal objetivo é trabalhar muito na atuação, por isso estou estudando e me preparando para conseguir mais papéis no cinema, séries e novelas. Tenho feito bastante publicação e publicidade, mas não é o meu foco principal. O meu objetivo principal é me inserir no conteúdo audiovisual do cinema”, continua.
Mesmo que já tenha participado de vários outros projetos, o filme com certeza marcou sua vida e carreira. Porém, ele destaca que essa não foi sua maior conquista, porque tem o desejo de ir além e alcançar maiores objetivos.
“Acho que o filme não é minha maior conquista, mas com certeza é meu trabalho de maior relevância e alcance até agora. Digo isso porque busco, a cada dia, maiores conquistas em meu trabalho”.
*Colaborou sob supervisão de Júlia Martins
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Bookmark the permalink.