Terça-feira deve ser a mais quente do ano em São Paulo

Céu da cidade de São PauloClima Tempo/Divulgação

A cidade de São Paulo viveu a tarde mais quente de 2025 até o momento no último sábado (18). Os termômetros marcaram 33,3°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.  Segundo o site Clima Tempo, apesar de não estarmos sob a influência de uma onda de calor, a aproximação de uma frente fria nesta terça-feira deve potencializar a subida das temperaturas, principalmente nas capitais do Sudeste do Brasil. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória podem registrar novos recordes. Na capital paulista, a previsão é de que máxima chegue aos 34ºC nesta terça-feira. Esse valor marcou não apenas o recorde do ano, mas também a maior temperatura do verão 2024/2025, que começou em 20 de dezembro de 2024. O recorde anterior, de 32,3°C, foi registrado em 2 de janeiro.

No domingo, a máxima foi de 31,8°C, mas a presença de nuvens e as pancadas de chuva já no final da manhã limitaram uma elevação maior da temperatura. Contudo, o dia não passou despercebido, pois registrou a madrugada mais quente do ano, com a temperatura mínima de 21,7°C, superando o recorde anterior de 21,1°C, ocorrido nos dias 3 e 7 de janeiro.

Previsão de semana típica de verão 

A Grande São Paulo e todo o estado devem vivenciar uma semana típica de verão, com sol predominando pela manhã e início da tarde, seguido por pancadas de chuva com raios durante a tarde e noite. O calor intenso servirá como combustível para essas chuvas, que poderão ser de forte intensidade, inclusive na capital. A Defesa Civil emitiu alerta para o clima abafado e calor intenso em certas partes do estado de São Paulo. O orgão recomenda bastante hidratação e evitar o sol em alguns momentos do dia. 

Mesmo com a aproximação de uma frente fria, o clima permanecerá abafado. A frente fria se forma no Sul do Brasil nesta segunda-feira, 20 de janeiro, associada a um ciclone extratropical na costa gaúcha. Embora a frente fria e o ciclone se afastem até quarta-feira, sua influência na temperatura em São Paulo será mínima. No entanto, o vento pode ganhar força, com risco de rajadas moderadas a fortes até a metade da semana.

Bookmark the permalink.