Musk diz que críticos precisam de “truques melhores” após gesto

Gesto criticado de MuskInternet

O bilionário da tecnologia Elon Musk disse, nesta terça-feira (21), que seus críticos precisavam de “truques sujos melhores” após uma polêmica envolvendo um gesto que ele fez durante um evento de posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que alguns compararam a uma saudação nazista.

O chefe do X, SpaceX e Tesla apareceu no palco na Capital One Arena, em Washington, onde os apoiadores do recém-inaugurado presidente se reuniram para um comício.

Ao agradecer à multidão por devolver Trump à Casa Branca, Musk bateu no lado esquerdo do peito com a mão direita e, em seguida, estendeu o braço com a palma aberta, repetindo o gesto para o público sentado atrás dele.

Claire Aubin, historiadora especializada em nazismo nos Estados Unidos, disse que o gesto de Musk foi um “sieg heil”, ou saudação nazista.

“Minha opinião profissional é que vocês estão certos, devem acreditar nos seus olhos”, Aubin postou no X, alinhando-se com aqueles que acharam o gesto uma referência óbvia ao nazismo.

Mas Musk postou depois no X que seus opositores precisavam de “truques sujos melhores”.

“O ataque de ‘todo mundo é Hitler’ está tão cansativo”, disse ele.

Musk também fez várias declarações nas últimas semanas em apoio ao partido de extrema-direita AfD, da Alemanha, e ao partido britânico anti-imigração Reform UK.

Mas a Liga Anti-Difamação, uma organização fundada para combater o anti-semitismo e que já criticou Musk no passado, defendeu suas ações desta vez.

‘Gesto desajeitado’ 

“Parece que Elon Musk fez um gesto desajeitado em um momento de entusiasmo, não uma saudação nazista”, disse a organização em um comunicado postado no X.

Outro historiador, Aaron Astor, também refutou as acusações de que Musk estava imitando nazistas.

“Eu critiquei Elon Musk várias vezes por permitir que neonazistas poluíssem esta plataforma”, escreveu ele no X, acrescentando: “Mas este gesto não é uma saudação nazista.”

“Este é um aceno de um homem autista socialmente desajeitado para a multidão, onde ele diz ‘meu coração vai até vocês’.”

Musk anunciou em 2021 que foi diagnosticado com síndrome de Asperger, uma forma de autismo.

Um participante do comício disse à AFP que achou que Musk estava fazendo o gesto como uma piada.

“Ele é muito humorístico e usa muito sarcasmo. Então, quando ele fez isso no palco, não acho que ele tenha tido essa intenção”, disse Brandon Galambos, um pastor de 29 anos e trabalhador de tecnologia.

Ainda assim, reportagens das revistas Wired e Rolling Stone disseram que personalidades de extrema-direita nos Estados Unidos estavam comemorando o gesto, como o escritor Evan Kilgore, que chamou a saudação de “incrível”.

Ruth Ben-Ghiat, historiadora de fascismo, considerou o gesto “uma saudação nazista – e uma bem beligerante também”, disse ela no X.

Membros do Partido Democrata também reagiram rapidamente com alarme.

O congressista Jimmy Gomez reagiu ao momento postando no X: “Bem, isso não demorou.”

Bookmark the permalink.