Lula assina concessão da ‘rodovia da morte’ em Minas Gerais

Lula participa da concessão da BR-381Lula participa da concessão da BR-381

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da assinatura do contrato de concessão da BR-381/MG, nesta quarta-feira (22). A 4UM investimentos, o grupo vencedor, vai investir R$ 9,3 bilhões para melhorias na rodovia, que conta com um trecho de 303,4 quilômetros, que liga Governador Valadares a Belo Horizonte.

Conhecida como a “rodovia da morte”, a estrada desempenha papel crucial no escoamento de produtos industriais, atravessando o Vale do Aço e conectando Minas Gerais a São Paulo e Espírito Santo

A BR-381 tem um traçado sinuoso, pistas simples em grande parte do trajeto e infraestrutura precária, o que ajuda a provocar sinistros de trânsito. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre 2018 e 2023, foram registrados 3.960 acidentes no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, dos quais 420 resultaram em mortes.

As novas mudanças vão beneficiar direta e indiretamente os municípios ao longo da rodovia: Belo Horizonte, Sabará, Santa Luzia, Caeté, Nova União, Bom Jesus do Amparo, Barão dos Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade, Bela Vista de Minas, Nova Era, Antônio Dias, Jaguaraçu, Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso, Belo Oriente, Naque, Periquito e Governador Valadares. Durante o primeiro ano, a concessionária oferecerá pedágio gratuito e, posteriormente, descontos para usuários frequentes por meio do programa DUF, além de pagamento automático com TAGs.

Responsabilidade da concessionária

A administração da rodovia estará a cargo de uma rodovia que recebe um tráfego médio de 24,7 mil veículos diários. Espera-se que o projeto beneficie 4 milhões de pessoas e crie 83,5 mil empregos diretos e indiretos.

As melhorias incluem a duplicação de 106 km de pista, 83 km de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para pedestres. Também serão instalados Centros de Controle de Operações (CCO), áreas de escape e Bases do Serviço Operacional (BSO) para suporte a emergências e incidentes.

Nos primeiros 100 dias, o foco será a reabilitação da rodovia, com melhorias no pavimento, sinalização e infraestrutura. As ações incluem tapa-buracos, limpeza das pistas, manutenção de pontes e viadutos, roçagem da faixa de domínio e reforço do sistema de iluminação.

A 4UM Investimentos se comprometeu a oferecer a menor tarifa de pedágio. O grupo, composto pelas empresas MLC, Aterpa e Senpar, investe em infraestrutura e tem mais de R$ 7 bilhões sob gestão. O consórcio criou a Concessionária Nova 381 para administrar a BR-381/MG, prometendo tarifas acessíveis e sustentabilidade contratual.

Duplicação da BR-381 deve reduzir número de acidentes

Segundo um estudo do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), de 2023, a concessão da BR-381 tem potencial para reduzir consideravelmente o número de acidentes no trecho, que é conhecido como ‘Rodovia da Morte’.

O estudo mostra que os trechos não duplicados da BR-381 – que estão concentrados no trecho sob gestão pública – tiveram 7,36% mais acidentes a cada 10 mil veículos em 2023, na comparação com os trechos duplicados (a maioria deles entre BH e São Paulo, sob gestão da iniciativa privada há mais de 15 anos). 

Os acidentes tiveram uma severidade de 110,66% maior no trecho não duplicado e ainda sob gestão pública. O estudo ainda mostra que para cada a cada 100 acidentes, 5,16 óbitos foram registrados nos trechos duplicados e 10,87 óbitos nos trechos não duplicados.

Por concentrar uma das maiores malhas rodoviárias do país, Minas Gerais registra também o maior número de acidentes em rodovias federais. No ano passado, esse número chegou a 9 mil acidentes e 727 mortos. 

A BR-381 é a segunda maior rodovia federal em extensão entre as que cortam o estado de Minas. A via, porém, é a que mais registra o número de acidentes e mortes em no estado. Só em 2023 foram registrados 2.641 acidentes em toda a extensão da rodovia (entre São Paulo e Governador Valadares) e 171 mortes, além de 3.435 feridos. 

Bookmark the permalink.