Formandos de jornalismo da Ufac fazem homenagem póstuma a fotojornalista Marcos Vicentti: ‘Inspirava as pessoas’


Marcos Vicentti morreu aos 56 anos após uma parada cardiorrespiratória em outubro do ano passado. Formandos homenagearam o fotojornalista com o nome da turma na última terça-feira (21), na Ufac. Colação de grau dos cursos de Jornalismo e Nutrição da Ufac
Foto: Vitória Guimarães/Rede Amazônica
A turma de formandos de 2025 do curso de jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) homenageou o fotojornalista Marcos Vicentti na cerimônia de colação de grau na última terça-feira (21), no auditório do Teatro Universitário do campus Rio Branco. A viúva Valéria Teixeira recebeu a placa em memória ao profissional, que morreu em outubro do ano passado vítima de uma parada cardiorrespiratória.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Ao g1, ela contou que ficou emocionada desde o dia em que foi comunicada que a turma de formandos receberia o nome dele.
“O sentimento [é] de reconhecimento, não só da minha parte, mas entender que muitas pessoas foram inspiradas por ele, pela maneira como ele olhava o mundo. Então, eu senti uma paz e uma felicidade muito grande. O Marcos sempre dizia para mim que nós temos a obrigação de deixar algo para aqueles que virão depois da gente. O reconhecimento de uma vida inteira dedicada ao voto a jornalismo, a maneira como ele via o mundo e inspirava as pessoas, o compartilhar do conhecimento dele”, falou.
Valéria Teixeira, viúva do fotojornalista, recebeu placa em homenagem a Marcos Vicentti
Felipe Freire/Secom
Melícia Moura, oradora da cerimônia e uma das formandas, disse que os bacharéis decidiram prestar a homenagem para valorizar os fotojornalistas e reconhecer o trabalho do profissional.
A jornalista também afirma que, apesar de não terem tido interação direta da turma com Vicentti, os formandos sugeriram a homenagem em comum acordo, em decisão coletiva. O nome da turma ficou estabelecido como “Turma Marcos Vicentti Batista da Silva (in memoriam)”.
” Além de seu talento, Marcão era admirado por sua humanidade e dedicação à profissão. Que o legado dele inspire a turma a exercer o jornalismo de forma mais justa, sensível e humana […] ele trabalhou com muitos jornalistas que passaram por essa formação. Seu trabalho impactou não apenas a classe jornalística, mas também a sociedade como um todo, tornando-o uma referência para todos os futuros profissionais”, explicou.
Quem foi Marcos Vicentti?
Formado em Comunicação Social, Marcos Vicentti Batista da Silva era fotógrafo da Secretaria de Comunicação do Acre (Secom-AC). Aos 56 anos, o acreano morreu após uma parada cardiorrespiratória na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco.
O profissional tinha mais de 20 anos de experiência na fotografia jornalística, ministrava diversos cursos e já foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac).
LEIA MAIS:
Morte de Marcos Vicentti causa comoção; conheça o trabalho do fotojornalista premiado
Vicentti ganhou diversos prêmios ao longo de sua trajetória profissional, entre eles a Medalha Nacional da Revista Fotografe Melhor 2021, além de uma menção honrosa do Prêmio Nacional Esso em 2005 e prêmio de melhor fotografia no Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Acre (MP-AC).
Morreu o fotojornalista Marcos Vicentti em Rio Branco, Acre
Arquivo pessoal
Marcão, como era chamado pelos mais próximos, recebeu diversas homenagens, através de fotos, vídeos e textos nas redes sociais. O governador do Acre Gladson Cameli publicou na época uma nota de pesar destacando a trajetória do profissional.
*Estagiária sob supervisão de Renato Menezes e Yuri Marcel.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.