Demi Moore conquista sua primeira indicação ao Oscar e é favorita ao prêmio de melhor atriz; Fernanda Torres concorre na mesma categoria


Ela concorrerá com Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui; uma produção original da Globoplay), Mikey Madison (“Anora”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”) e Cynthia Erivo (“Wicked”). Demi Moore no filme ‘The Substance’
Divulgação
A atriz Demi Moore recebeu nesta quarta-feira (23) sua primeira indicação ao Oscar. Ela concorre como melhor atriz pelo longa “A Substância”, da francesa Coralie Fargeat, que estreou no Brasil em setembro e se tornou um dos filmes mais comentados do ano.
🏆 Ela disputa o prêmio com Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui; uma produção original da Globoplay), Mikey Madison (“Anora”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”) e Cynthia Erivo (“Wicked”).
“A substância faria uma diferença muito grande porque é um filme de horror, tecnicamente. E esse é um gênero ao qual a acadêmica tem uma enorme resistência. Digamos que esse teto de vidro está sendo quebrado duas vezes com a substância, por seu horror e por a Demi Moore estar fazendo uma volta triunfal”, afirmou a crítica de Isabela Boscov à globonews.
Vale lembrar que a atriz também ganhou o Globo de Ouro na categoria Melhor atriz em filme (comédia ou musical), em 5 de janeiro.
Do que fala o longa?
“A Substância” conta a história de Elisabeth – interpretada por Demi Moore, uma atriz que já foi muito famosa e bem-sucedida. Aos 50 anos, ela é apresentadora de um programa de ginástica, e recebe a notícia de que será trocada por uma atriz mais jovem.
Com isso, Elisabeth entra em crise consigo mesma. Mas tudo muda quando ela descobre a Substância, uma espécie de droga que promete torná-la “a melhor versão de si mesma”, mais jovem e mais bonita.
“A Substância” explora o gênero “body horror”, modalidade de filmes que usa cenas explícitas, grotescas e corporais para afligir os espectadores. Há inúmeras cenas angustiantes – e relatos de pessoas que deixaram a sala de cinema ao assistir.
A atriz Demi Moore, do filme ‘A Substância’, na 82ª edição do Globo de Ouro em Beverly Hills, na Califórnia (EUA)
REUTERS/Daniel Cole
Mas não é um recurso usado sem propósito. As cenas chocantes refletem bem a temática, reforçando os limites físicos, corporais e emocionais que as pessoas cruzam para alcançar um padrão de beleza.
Em tempos de procedimentos estéticos infinitos, o tema é extremamente relevante. Sob o olhar de uma diretora mulher, “A Substância” procura explorar o assunto com uma perspectiva crítica, moderna e, aos poucos, surrealista.
O filme não se trata da sequência de nenhuma franquia famosa ou de uma diretora conhecida. Não é um filme de super-herói, nem é o novo de Martin Scorsese. Então, seu sucesso é surpreendente para muitos.
Entenda por que ‘A Substância’ é um dos filmes mais comentados do ano
Quem é Demi Moore?
Ela já era uma das maiores atrizes de Hollywood nos anos 90, sendo a atriz mais bem-paga da indústria ao estrelar Striptease (1996). Apesar disso, a protagonista de “Ghost” e Até O Limite da Honra” nunca havia sido premiada até o Globo de Ouro deste ano, em que venceu por seu papel em “A Substância”. O prêmio a impulsionou ao favoritismo para o Oscar.
“Faço isso há 45 anos e essa é a primeira vez que ganho um prêmio de atuação. Falaram que eu era uma atriz de blockbuster e achei que nunca teria a chance de ganhar um prêmio assim, que nunca seria reconhecida”, disse a atriz em seu discurso no Globo de Ouro.
No filme, a atriz de 62 anos se despe por completo. E isso não é apenas sobre nudez. Moore, que já disse em seu livro de memórias que teve problemas com sua autoimagem, aparece de um jeito diferente do que costumamos ver, com mudanças corporais em cenas bem angustiantes.
Bookmark the permalink.