Por que cidade no interior de SP é conhecida como a ‘mais silenciosa do Brasil’


Série de reportagens percorre trilhas na área de cobertura da emissora e traz curiosidades sobre os percursos. g1 terá conteúdo exclusivo sobre cada trecho. Conhecida como a “cidade mais silenciosa do Brasil”, Patrocínio Paulista (SP) é o cenário da reportagem da série “EPTV nas Férias: Trilhas” exibida no EPTV 1 desta sexta-feira (24), explorando uma trilha que protege árvores centenárias e conecta biomas – mas, claro, garantindo o silêncio!
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
🔇 No local, a equipe descobriu que a “fama” do município está diretamente ligada à fiscalização, vista como “dura na queda”. A lei federal que estabelece o limite de ruído em 55 decibéis é seguida à risca, sem tolerância.
Até sábado (25), a EPTV desbrava trilhas com paisagens exuberantes e revela histórias inspiradoras no interior paulista e Sul de Minas Gerais. Há opções de todos os níveis, que incluem expedições com água, imersão histórica e experiências radicais.
LEIA TAMBÉM:
Conhecida como ‘cidade das cachoeiras’, Brotas já foi deserto de dunas
Diamante roubado? Conheça lenda por trás de rocha em formato de elefante em Minas Gerais
Psicóloga de Piracicaba transforma natureza em ‘divã’ e une trilhas à terapia
Árvore centenária encontrada em trilha de Patrocínio Paulista (SP)
Reprodução/EPTV
Fiscalização intensa
Os 14 mil habitantes precisam conter a emoção na hora de festejar ou curtir uma música no carro. Quem desrespeita a regra é abordado por policiais militares ou agentes da prefeitura que orientam a diminuir o som.
Se persistir a teimosia, carros podem ser guinchados e estabelecimentos interditados. De acordo com a prefeitura, em casos de estabelecimentos comerciais ou serviços, como carros de som, os responsáveis são notificados e precisam regularizar o barulho em sete dias. Se isso não acontecer, podem ser multados.
Ainda de acordo com a administração municipal, uma das possíveis justificativa para a fiscalização rígida foi uma confusão na cidade: o som dos carros na praça atrapalhava a missa e incomodava vizinhos. Após uma briga por conta do volume alto, o Ministério Público teria determinado que a prefeitura fosse rigorosa na fiscalização.
“O título de cidade mais silenciosa do Brasil foi um apelido que a cidade ganhou por conta dessa fiscalização. Continuamos atentos às regras, sim, mas principalmente entre os comércios e carros de som, que precisam seguir as determinações”, completa a prefeitura.
Árvore centenária encontrada em trilha de Patrocínio Paulista (SP)
Reprodução/EPTV
Belezas centenárias
Durante a trilha, a equipe da reportagem pôde ver de perto algumas das belezas naturais exuberantes que fazem valer o passeio “silencioso” na cidade. Lá se encontram dois biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o cerrado.
Às margens do riacho, foi possível observar árvores centenárias, incluindo um jequitibá-rosa conhecido como o “gigante da floresta”. Ele tem mais de 30 metros de altura e 7 de circunferência.
Assim como os jequitibás, outra espécie presente na região e ameaçada de extinção é a palmeira-juçara. Continuando o percurso, também houve o encontro com uma figueira imponente, de 25 metros de altura e 14 de circunferência.
No fim da trilha, uma surpresa revigorante: quem encara o caminho até o final pode se refrescar em uma cachoeira, sem esquecer de levar sapatilhas para não machucar os pés.
VÍDEOS: tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
Bookmark the permalink.