Combate à gripe: vacina pode ser tomada em supermercados, lojas e shopping de Rio Branco


Vacina está disponíveis em todas os supermercados da rede Arasuper, Mercale, Assaí Atacadista, Atacadão, na Havan e no Via Verde Shopping. Confira os horários abaixo. Vacina contra a gripe é disponibilizada em supermercados da capital
Vivian Honorato/Prefeitura de Londrina
Entre esta sexta-feira (24) e sábado (25), a vacina contra a gripe estará disponível em diversos pontos comerciais de Rio Branco em um esforço para combater a doença. As equipes de vacinação vão atender das 8h às 22h em supermercados, lojas de departamentos e no shopping da capital.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Além destes pontos de imunização, as doses são disponibilizadas também em todas as unidades de saúde da cidade.
Veja abaixo os pontos de imunização e horários:
Em todos os supermercados da rede Arasuper – 8h às 20h
Atacale da BR-364 – 8h às 20h
Mercale do bairro Castelo Branco – 8h às 20h
Mercale da Avenida Antônio da Rocha Viana – 8h às 20h
Atacadão – 8h às 20h
Assaí Atacadista – 8h às 20h
Havan – 14h às 22h
Via Verde Shopping – 14h às 20h
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem 16 mil doses que precisam ser usadas até o próximo dia 31 de janeiro, quando encerra a campanha de imunização no Acre. Para receber a vacina, basta levar um documento oficial com foto e a carteira de vacina.
Na quarta (22) e quinta (23), a vacinação foi feita no Terminal Urbano, no Centro da capital. Até o início deste mês, a capital acreana somava 62.776 pessoas imunizadas.
No estado, a campanha de vacinação, que iria iniciar em setembro de 2024, foi antecipada para julho do ano passado para tentar reduzir os registros de síndrome gripal no Acre.
O Ministério da Saúde lançou, oficialmente, no dia 2 de setembro, a campanha de imunização contra o vírus influenza na Região Norte. Inicialmente, a campanha encerraria em dezembro, contudo, foi prorrogada até janeiro deste ano.
Rio Branco promove mutirão de vacinação contra dengue no Terminal Urbano, na capital
Doses que podem ser perdidas
Mais de 200 mil doses da vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, podem vencer e serem descartadas nos próximos dias, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por conta da baixa procura pelos imunizantes.
Mesmo prorrogando a campanha de vacinação contra a influenza até 31 de janeiro, o Acre aplicou menos de 100 mil doses da vacina. Isso corresponde a uma cobertura de apenas 22,09% do grupo prioritário, composto por crianças, idosos, gestantes, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades.
O público-alvo da campanha em todo o estado é de mais de 300 mil pessoas. Antes, a previsão de término da campanha era outubro de 2024.
As secretarias municipais de saúde continuarão com as ações de vacinação contra a influenza, mantendo a prioridade para os grupos alvos da campanha. A expectativa é conseguir aumentar a cobertura vacinal até o fim do prazo da campanha, segundo o secretário de saúde de Rio Branco, Rennan Biths.
Acre pode perder mais de 200 mil doses de vacina contra gripe por conta da baixa procura
SRAG
A síndrome respiratória aguda grave apresenta sintomas iniciais como tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e febre. A evolução grave pode causar dificuldade e desconforto ao respirar, dor persistente no peito, saturação de oxigênio abaixo de 95% e coloração azulada nos lábios ou no rosto.
A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) abrange casos de síndrome gripal (SG) que evoluem com comprometimento da função respiratória que, na maioria dos casos, leva à hospitalização, sem outra causa específica. As causas podem ser vírus respiratórios, dentre os quais predominam os da Influenza do tipo A e B, Vírus Sincicial Respiratório, SARS-COV-2, bactérias, fungos e outros agentes.
Reveja os telejornais do Acre
Bookmark the permalink.