Após acidente com o ônibus de excursão, familiares reencontram vítimas do tombamento em SC

Um acidente envolvendo um ônibus de excursão ocorrido neste domingo (26), por volta das 7h30, na Serra Dona Francisca, em Joinville, Norte de Santa Catarina, deixou os passageiros em estado de choque e outros feridos. O veículo, que transportava 46 pessoas, havia saído de Canoinhas às 3h30 com destino a Penha, onde o grupo planejava visitar o parque Beto Carrero World. A equipe da NDTV Record esteve no local e registrou o momento em que as vítimas se reencontraram com seus familiares.

Acidente com o ônibus de excursão: o veículo seguia de Canoinhas para Penha, onde os passageiros visitariam o parque de diversões – Foto: Divulgação/Mikael Mello/ND

“O ônibus estava muito rápido, mas eu estava com o cinto de segurança o tempo todo. Os outros, não sei. Quando o ônibus tombou, eu não sabia o que aconteceria, foi um momento de pânico”, relatou a adolescente de 15 anos que estava no ônibus tombado. Ela foi abraçada pelo pai após deixar o veículo sem ferimentos.

Assista ao vídeo do reencontro após o acidente com o ônibus de excursão


Imagem do reencontro com os familiares após o acidente – Vídeo: Reprodução/NDTV Record

A adolescente explicou que, ao descer a serra, o ônibus teve problemas nos freios, e, após uma manobra para reduzir a velocidade, acabou tombando. “O motorista tentou controlar, mas acabou perdendo o controle e o ônibus tombou”, contou. Conforme o adolescente, graças ao uso do cinto de segurança, ele saiu ilesa. Porém, outros passageiros, incluindo colegas de escola, não tiveram a mesma sorte e ficaram feridos.

Outro passageiro, o Cristian Júnior Selbino da Costa Machado, de 18 anos, também confirmou à equipe das TV que o ônibus apresentou problemas mecânicos. Segundo ele, a situação começou ainda em Três Barras, mas viagem seguiu até Joinville, onde os freios começassem a falhar, principalmente durante a descida da serra.

Pouco depois, o ônibus entrou em uma curva acentuada, momento em que muitos passageiros, que não usavam cinto de segurança, segundo ele, começaram a se desesperar. “Percebi que o ônibus começou a virar demais. Tentei me ajeitar, mas virou e capotou”, contou o jovem. Ele destacou que a falta de cintos de segurança agravou ainda mais os ferimentos. “Muita gente caiu em cima das outras,” afirmou.

Apesar dos relatos dos passageiros sobre possíveis falhas mecânicas no ônibus, a causa do acidente será concluída após os procedimentos de investigação.

Após acidente com o ônibus de excursão, empresa emite nota

Imagem de um storie do Instagram com palavras, após acidente com o ônibus de excursão

Nota emitida pela Agência de Viagens Viação Canoinhas, após acidente com o ônibus de excursão – Foto: Divulgação/Viação Canoinhas/ND

A viagem foi organizada pela Viação Canoinhas, empresa com 8 anos de experiência em excursões. Segundo fontes ligadas à empresa, o veículo estava com a manutenção em dia. “Sempre mantemos a manutenção para evitar esse tipo de situação, mas, infelizmente, aconteceu essa fatalidade”.

Apesar do acidente com o ônibus de excursão, não houve vítimas fatais – Foto: Divulgação/CBMSC/ND

“O motorista é experiente e sempre recebeu elogios. O problema com os freios aconteceu na última curva, quando ele precisou de mais força para controlar o veículo”, informou a fonte ligada à empresa. Segundo a Viação, o segundo ônibus da excursão, que seguia à frente do veículo acidentado, não registrou qualquer incidente e seguiu viagem sem interrupções.

Apesar da gravidade da situação, não houve vítimas graves. “O acidente foi grave, mas não tão brutal a ponto de causar mortes”, afirmou a fonte.

Vítimas são atendidas após acidente com o ônibus de excursão

O Hospital Municipal São José, de Joinville, foi acionado na manhã deste domingo para receber vítimas do acidente com o ônibus de excursão na SC-418, na Serra Dona Francisca. As primeiras vítimas chegaram à unidade por volta das 7h40.

Acidente em ônibus de excursão: o veículo seguia de Canoinhas para Penha, onde os passageiros visitariam o parque de diversões – Foto: Divulgação/Mikael Mello/ND

Ao todo, 15 pessoas foram encaminhadas ao Hospital São José, sendo nove mulheres e seis homens, com idades entre 15 e 36 anos. O estado de saúde de todas é considerado estável.

Até às 11h, uma mulher de 19 anos permanecia internada para cirurgia ortopédica, nove pacientes estavam em observação e cinco receberam alta médica.

Entre as vítimas atendidas no local estavam:

  • Homem, 42 anos (motorista do ônibus) – fratura no braço esquerdo, consciente e orientado.
  • Mulher, 24 anos – dor na região cervical e suspeita de fratura no braço direito.
  • Jovem, 17 anos – suspeita de fratura na escápula direita, já imobilizada.
  • Jovem, 17 anos – corte na lateral esquerda da cabeça, consciente, mas com perda de memória recente.
  • Homem, 28 anos – dor no quadril e lombar do lado esquerdo.
  • Mulher, 52 anos – dor no ombro esquerdo, suspeita de fratura e imobilização realizada.
Bookmark the permalink.