‘Conclave’: filme indicado ao Oscar narra bastidores da escolha de um novo papa

Em Londres, o Fantástico conversou com o elenco do filme, que teve oito indicações ao Oscar deste ano. Fantástico conversa com elenco de ‘Conclave’, indicado ao Oscar
Imagine ter acesso VIP a um dos eventos mais secretos do mundo? É essa a sensação ao assistir “Conclave”, filme com oito indicações ao Oscar que leva o espectador aos bastidores da escolha de um novo papa. O Fantástico conversou com o elenco, em Londres. Veja no vídeo acima.
Cardeais entre o poder e a fé
Quando a fumaça branca sai pela chaminé da Capela Sistina, o mundo fica sabendo que um novo papa foi escolhido. Mas o que ocorre atrás dos muros do Vaticano entre a morte e a nomeação do novo líder da Igreja Católica?
No best-seller mundial que inspirou o filme “Conclave”, o escritor Robert Harris derruba essa barreira para investigar esse misterioso processo de escolha, expondo alianças e conspirações entre os religiosos.
As peças desse tabuleiro político são mais de cem cardeais, com suas capas vermelhas, que se encontram a portas fechadas, em isolamento total do mundo exterior, para uma eleição em várias rodadas até que um nome atinja o mínimo necessário de votos.
O elenco de peso é liderado pelo inglês Ralph Fiennes, que interpreta um homem de poucas palavras, angustiado com batalhas internas sobre fé, ambição e propósito. Na pele do cardeal Lawrence, Fiennes tem a responsabilidade de conduzir o conclave e navegar pelos conflitos que surgem entre grupos rivais na disputa pela liderança suprema da Igreja.
“Visitei a Capela Sistina muitos anos atrás, conheço um pouco de Roma… Fui criado católico e sempre mantive uma curiosidade pelas diferentes religiões. Mas nunca fui um estudioso do Vaticano, embora soubesse das tensões políticas que existem lá”, conta o ator.
A atuação contida, sem excessos, rendeu a Fiennes uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. No papel de um dos cardeais favoritos a usar o anel de São Pedro, o americano Stanley Tucci acredita que o filme mostra o poder da humildade.
“Hoje em dia, principalmente na política, se você é humilde, você é visto como fraco. Mas nada poderia ser mais errado.”
A colega de cena Isabella Rossellini, indicada ao prêmio de Atriz Coadjuvante, interpreta a silenciosa mas bem informada irmã Agnes – uma das poucas mulheres do filme. Filha da atriz sueca Ingrid Bergman e do diretor italiano Roberto Rossellini, Isabella conheceu pequena tanto os bastidores do cinema como os rituais católicos.
“Estudei em colégio de freiras e elas tinham uma forte presença. Eu não via diferença entre minha mãe, que era uma mulher muito livre, e as freiras, no sentido de escolher a vida que queriam viver. Chamava atenção como elas viviam suas crenças e dúvidas, sempre comprometidas em servir – não aos homens, mas à igreja.”
Recriando a Capela Sistina
Nas mãos do diretor Edward Berger, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023 por “Nada de Novo no Front”, “Conclave” combina grandiosidade e intimismo. O longa foi gravado nos lendários estúdios Cinecittà, em Roma, onde a Capela Sistina foi recriada em detalhes, incluindo o icônico teto pintado por Michelangelo no século 16.
Thriller eclesiástico
Indicado ao Oscar também nas categorias de Melhor Filme, Roteiro Adaptado, Figurino, Trilha Sonora, Direção de Arte e Montagem, “Conclave” leva o espectador a uma visita guiada pelos corredores e segredos do Vaticano e inaugura, talvez, um novo gênero cinematográfico: o thriller eclesiástico.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Bookmark the permalink.