Pagamento de boleto via Pix começa a valer na segunda-feira; saiba como vai funcionar

A partir da próxima segunda-feira (3), os boletos vão poder ser pagos via Pix. O Banco Central publicou a resolução que permite o débito por meio de QR Codes específicos, que vão constar no documento.

Pagamento de boleto via Pix começa partir de segunda-feira (3) – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND

Pagamento de boleto via Pix vai ser mais amplo, afirma BC

Algumas instituições já oferecem a possibilidade de pagar boleto utilizando QR Code. O Banco Central afirmou que a regulamentação vai permitir que a modalidade seja mais ampla com a definição de responsabilidade entre todos os participantes.

Pagamento de boleto via Pix passa a valer a partir da resolução BCB 443, de 12 de dezembro de 2024

Algumas instituições já oferecem a possibilidade de pagar boleto utilizando QR Code – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ND

Boleto Dinâmico passar a funcionar a partir de segunda-feira

A resolução também cria a modalidade de pagamento de boleto dinâmico, que será usado para a negociação de títulos representativos de dívidas entre empresas.

Segundo o Banco Central, a nova modalidade trará mais segurança nos pagamentos de dívidas em cobranças representadas por certos tipos de títulos, como a duplicata escritural. O boleto dinâmico será vinculado ao título, emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo Banco Central.

Além de pagamento de boleto via Pix, Banco Central cria formato dinâmico – Foto: Joédson Alves/Agência Brasil/ND

O órgão ainda vai publicar uma instrução normativa, onde será definido quais os tipos de ativos financeiros onde a cobrança do boleto dinâmico poderá ser feita. A expectativa é que seja usado inicialmente para duplicatas escriturais e recebíveis imobiliários.

“O devedor utilizará o mesmo boleto que lhe foi apresentado por meio físico ou eletrônico para cumprir, de forma automática, a sua obrigação de realizar o pagamento ao legítimo credor de uma duplicata escritural, por exemplo, sem que o financiador que adquiriu o título precise trocar de instrumento de pagamento para receber os recursos negociados”, informou o Banco Central.

Bookmark the permalink.