Empréstimos consignados para servidores são bloqueados por falta de repasse do governo do RN


Em nota, o governo informou que vai regularizar a situação até o próximo dia 10 de fevereiro. Situação havia ocorrido também em 2023. Governadoria do Rio Grande do Norte prédio fachada governo RN
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Os empréstimos consignados pelo Banco do Brasil foram suspensos para servidores do Estado do Rio Grande do Norte. O motivo foi a falta de repasse dos valores descontados nos contracheques por parte do governo estadual para a instituição financeira.
Em nota, o governo confirmou o problema e informou que vai fazer os repasses necessários e regularizar a situação dos empréstimos consignados no próximo dia 10 de fevereiro.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Como a situação não foi divulgada pelo governo, a auxiliar de enfermagem aposentada Carmelita Carodoso só soube do problema quando tentou fazer o empréstimo consignado nos últimos dias e recebeu resposta negativa já na agência do banco.
“Infelizmente o dinheiro é pouco hoje em dia, a coisa não está fácil. E o dinheiro que eu vou receber não dá para cobrir o que eu estou precisando. Eu vim tentar o consignado, mas infelizmente está bloqueado, suspenso”, lamentou Carmelita Carodoso.
Os servidores denunciaram ainda que o Banco Industrial também informou a suspensão dos empréstimos consignados para trabalhadores do Estado.
A presidente do Sindicato da Administração Direta do Estado (Sinsp-RN), Janeayre Souto, disse que a situação tem deixado os servidores com o nome negativado, já que os bancos retiram o valor quando há o repasse do governo.
“O pior: negativa o servidor. O banco do Brasil retira o dinheiro quando o servidor retira da conta. Só quando o Estado faz o repasse é que ele devolve”, disse.
A situação não é inédita no Rio Grande do Norte. Em 2023, em pelo menos duas oportunidades os empréstimos consignados foram suspensos por falta de pagamento do governo do RN ao bancos.
Governo do RN divulga calendário de pagamento dos servidores
Vídeos mais assistidos do g1 RN
Bookmark the permalink.