Elaboração de novo projeto para estrutura fixa do Terminal Fluvial Turístico é tema de reunião


A finalidade inicial é fazer uma avaliação das reais condições do local para elaborar Projeto Civil e Naval de acordo com as orientações da Marinha do Brasil. Reunião sobre elaboração de plano para reestruturação do TFT
Ascom Sempta / Divulgação
Os secretários municipais de Portos (Sempta), João Albuquerque e Turismo (Semtur), Emanuel Júlio, reuniram com técnicos na sexta-feira (31) para iniciar o planejamento da elaboração do novo projeto para a estrutura fixa do Terminal Fluvial Turístico (TFT) e naval da estrutura flutuante (balsa). A reunião teve a finalidade de atender uma solicitação da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Santarém, no oeste do Pará.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
“Atendendo uma demanda envidada pela Marinha, reunimos para tratar da regularização das estruturas do Terminal Fluvial Turístico, tanto na parte fixa, que é de gestão da Semtur, quanto a parte fluvial, que é de nossa competência. Vamos em conjunto com o Turismo, seguir as orientações dada pela Marinha, para assim elaborarmos os documentos necessárias, para que o mais breve possível, o TFT esteja em seu pleno funcionamento”, explicou João.
Emanuel Leite lembrou que o flutuante do TF está interditado desde 2018. “Iniciamos a reunião, Semtur e Sempta pela Capitania dos Portos para iniciar o processo de regularização daquele espaço público que está interditado desde 2018. Hoje, estamos aqui para firmar essa ação conjunta, entre as duas secretarias, para seguir os trâmites, e assim, entregarmos à população e aos turistas que visitam a nossa cidade, o Terminal, que é de grande importância para o nosso turismo”, destacou.
O engenheiro naval, Neto Miranda, informou os procedimentos que serão tomados para a regularização do TFT. “Inicialmente, a primeira ação foi formalizar essa parceria entre as secretarias de Turismo e Portos, a Semtur que vai tratar da parte fixa e a Sempta da parte naval da balsa. Essa reunião foi importante para detalharmos as etapas para regularização do TFT, sendo que a engenharia da Sempta fará a parte do Projeto Naval e a Semtur a elaboração do Projeto Civil do trapiche, por isso a importância desta ação conjunta”.
A próximas etapas que serão seguidas, passam pela elaboração do memorial descritivo do trapiche, com todo o detalhamento da obra; planta de situação e localização, com o georreferenciamento do local, com informações da estrutura do trapiche; resistência das estacas; análise da capacidade e resistência das estacas.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Bookmark the permalink.