Anac seleciona parceira do aeroporto de São José para criar regras na operação do carro voador


VertiMob vai participar de processo de regulação para o modelo de operação do vertiporto, local destinado para operação dos carros voadores. Carro voador da Embraer
Reprodução/TV Globo
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) selecionou a VertiMob Infrastructure, parceira do aeroporto de São José dos Campos, para desenvolver o modelo de operação dos vertiportos, local para pousos e decolagens dos eVTOLs, conhecidos popularmente como ‘carros voadores’.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O resultado do chamamento público para regulação dos vertiportos foi publicado nesta sexta-feira (31) no Diário Oficial da União. Além da VertiMob, também foi selecionada a PRS Aeroporto SA, parceira do Aeroporto Campo de Marte.
Segundo a Anac, as duas empresas “deverão desenvolver soluções inovadoras para a definição do modelo de vertiporto a ser adotado no Brasil, colaborando com a Anac para definir as regras para este segmento inovador da aviação”.
O prazo para apresentação das propostas de operação é de dois anos e elas devem contemplar os seguintes aspectos:
layout da área de pouso e decolagem das aeronaves;
trajetórias de aproximação final e decolagem;
capacidade de suporte das infraestruturas físicas;
sistema de combate a incêndio;
espaço físico para manutenção;
reparo e serviços de apoio;
requisitos de ruído aeronáutico;
controle de acesso apropriado (facilitação e security).
Protótipo em tamanho real de carro voador é apresentado
Vertiporto em São José
Em julho do ano passado, o Aeroporto de São José dos Campos anunciou a parceria com a VertiMob para implantação de um vertiporto na cidade. A parceria prevê que os trabalhos para instalação do vertiporto comecem a partir deste ano e sejam concluídos até 2027.
Participar do processo regulatório da Anac para a definição de como vai funcionar a operação já era uma das etapas previstas na parceria.
O vertiporto experimental deve ser implantado na área de teste de motores do aeroporto. A área é considerada adequada para a iniciativa.
Carros voadores
O cronograma de implantação do vertiporto acompanha a previsão do início da operação dos carros voadores no Brasil, segundo a Embraer, que fabrica os eVTOLs (sigla em inglês para ‘veículo elétrico de pouso de decolagem vertical’). A ideia é que eles estejam operando em 2027.
De acordo com Eve Air Mobility, corporação de mobilidade urbana responsável pelos eVTOLs da Embraer, já há cartas de intenções para cerca de 3 mil carros voadores para operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados em todo o mundo.
As diferenças entre helicóptero, eVTOL e avião elétrico
Daniel Ivanaskas/Arte g1
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Bookmark the permalink.