Governo de SP abre consulta pública para concessão das linhas 10-Turquesa e 14-Ônix


Audiências públicas estão previstas para fevereiro de 2025 nas cidades de São Paulo, Santo André e Guarulhos. Linha 10-Turquesa da CPTM
Divulgação/Governo de SP
O governo de São Paulo publicou a abertura da consulta pública para a concessão do Lote ABC-Guarulhos. A consulta, que se iniciou na última sexta-feira (31), abrange a linha 10-Turquesa, já em operação, e a nova linha 14-Ônix, que conectará o ABC Paulista, Guarulhos e a Zona Leste da capital.
Com mais de 70 km de extensão previstos, a iniciativa tem previsão de atender mais de 770 mil passageiros até 2050. O projeto faz parte do Programa de Parcerias em Investimentos (PPI-SP). Os investimentos estão estimados em R$ 19 bilhões
As audiências públicas estão previstas para fevereiro de 2025 nas cidades de São Paulo, Santo André e Guarulhos. Já a publicação definitiva do edital está programada para setembro deste ano, com leilão previsto para dezembro de 2025.
Linha 10-Turquesa
Segundo o governo, a Linha 10-Turquesa, que conecta a região do ABC Paulista ao Centro de São Paulo ao longo de 39 km de extensão, receberá três novas estações: Bom Retiro (integração prevista com a Linha 11-Coral), São Carlos/Parque da Mooca (integração prevista com a Linha 6-Laranja do Metrô, com a Linha 16-Violeta do Metrô e com a Linha 13-Jade de Trens Urbanos) e ABC (integração prevista com a Linha 14-Ônix).
O lote inclui também uma quarta estação como investimento contingente, Pari, que terá integração prevista com a Linha 19-Celeste do Metrô.
Também estão previstas oito estações reformadas e seis estações reconstruídas. A previsão é que o intervalo entre viagens seja reduzido de 5 para 4,5 minutos no trecho entre Bom Retiro e Mauá.
A Linha 14-Ônix, por sua vez, percorrerá 40 km entre Guarulhos e Santo André.
São estimadas 23 novas estações, e o trajeto prevê a integração com as linhas: 13-Jade (Bonsucesso), 12-Safira (São Miguel Paulista), 11-Coral (Corinthians-Itaquera), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera), 16-Violeta (Hosp. Santa Marcelina), 15-Prata (Sapopemba), e 10-Turquesa (ABC).
O projeto prevê a implantação desta linha ao longo de dez anos, com entrada em operação dividida em três fases e viagens a cada 5 minutos.
Como participar da consulta e das audiências públicas
Os materiais da consulta pública e o espaço para contribuições estarão disponíveis no site da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI). Para participar, é necessário baixar o formulário, preencher com sua contribuição e enviar o arquivo para o e-mail [email protected] até o dia 3 de março de 2025.
As audiências públicas serão realizadas em formato presencial, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Governo do Estado de São Paulo, nos municípios de São Paulo, Santo André e Guarulhos, conforme a agenda abaixo:
São Paulo
12 de fevereiro de 2025, às 9h
Local: Auditório do Departamento de Estradas de Rodagem – DER
Endereço: Av. do Estado, nº 777, 5º andar, Bom Retiro, São Paulo/SP
Santo André
13 de fevereiro de 2025, às 9h
Local: Auditório Heleny Guariba
Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro – Paço Municipal, Santo André/SP
Guarulhos
14 de fevereiro de 2025, às 9h
Local: Auditório OAB Guarulhos
Endereço: Rua Ipê nº 185 e 201, Jd. Guarulhos, Guarulhos/SP
Bookmark the permalink.