Boiada tem que ter cascos bem cuidados


Casqueamento garante a saúde dos bovinos, evita infecções e melhora a produção de leite. Casqueamento garante a saúde dos bovinos, evita infecções e melhora a produção de leite
Reprodução/TV TEM
A técnica do casqueamento é um processo usado para manter a saúde e o bem-estar dos bovinos, principalmente os animais de produção leiteira. Assim como as unhas humanas, os cascos dos animais crescem constantemente e precisam que sejam cuidadas para não haver proliferação de doenças. Além disso, elas causam dor e dificuldade na locomoção, afetando a produtividade do rebanho.
Em média, os cascos crescem cerca de 5 milímetros por mês. Crescimento que, se não for controlado, pode fazer com que os animais desenvolvam problemas como rachaduras e inflamações. Como o local tem constante contato com diversos ambientes e acumula sujeira, também acaba facilitando o surgimento de bactérias e aumentando o risco de doenças.
O que é ‘casqueamento’?
O “casqueamento” corrige o crescimento excessivo e mantém os cascos na posição correta. A produtora Roberta Bertin Barros, de Lins (SP), explica que esse procedimento faz parte da rotina em sua fazenda. Ela também é formada em medicina veterinária, o que ajuda na observação dos animais, desde do caminhar. Com o casqueamento adequado, as vacas conseguem se movimentar melhor e manter uma boa produção de leite.
Para realizar esse procedimento, é necessário ter experiência para não machucar os pés dos animais. Luciano Marega está há 15 anos fazendo esse trabalho, e os bovinos são colocados em uma estrutura segura, onde os cascos são limpos, raspados e cortados.
Veja a reportagem exibida no programa em 2/2/2025:
Boiada tem que ter cascos bem cuidados
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo
Bookmark the permalink.